Pato: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.47.206.140 para a última versão por 189.60.66.223 (Huggle)
Linha 27: Linha 27:


O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do [[cérebro]] e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.<ref>[http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2009/01/12/ult2548u660.jhtm]</ref>
O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do [[cérebro]] e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.<ref>[http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2009/01/12/ult2548u660.jhtm]</ref>
Pato,ele tem uma asinha
== Algumas espécies ==
gosta de uma patinha
* [[Pato-corredor]] (''Neochen jubata''): considerado extinto no estado de São Paulo
e ele é o pato
*[[Pato-real]] (''Anas platyrhynchos'')
ele anda estranho
*[[Pato-ferrão]] (''Plectropterus gambensis'')
ele é o pato
*[[Pato-de-rabo-alçado-americano]] (''Oxyura jamaicensis'')
gosta de patinha e tem medo de rato
*[[Pato-do-Labrador]] (extinto)


== Confusões entre Patos e Marrecos ==
== Confusões entre Patos e Marrecos ==

Revisão das 19h23min de 25 de agosto de 2009

 Nota: Para outros significados, veja Pato (desambiguação).
Pato
Pata Doméstica
Classificação científica
Reino:
Filo:
Subdivisão:
Classe:
Ordem:
Família:
Sub-famílias de patos
Dendrocygninae
Anatinae
Merginae
Oxyurinae

O pato (conhecido em Portugal como pato-mudo) é uma ave que pertence a família Anseridae na qual estão inseridas as sub-famílias Dendrocygninae, Anatinae, Merginae ou Oxyurinae originária da América do Sul.

São aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migradoras.

Os machos se diferenciam das fêmeas principalmente pela diferença dos sons emitidos pelos animais (o macho emite um som que se assemelha a de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi]) e por possuirem carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos. Os patos são utilizados pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e de entretenimento (caça).

Algumas pessoas caçam essas espécies(selvagens), fazendo com que a cada dia, se tornem menos numerosas, correndo risco de extinção, exceto as espécies criadas para corte (abate).

O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.[1] Pato,ele tem uma asinha gosta de uma patinha e ele é o pato ele anda estranho ele é o pato gosta de patinha e tem medo de rato

Confusões entre Patos e Marrecos

Filhote de pato doméstico

No Brasil, é muito comum pessoas leigas confundirem patos e marrecos. Não somente pessoas "comuns", mas também a mídia e até mesmo alguns dicionários de línguas. Prova disso é que se procurarmos pela palavra "pato" em alguns dicionários de língua inglesa, achamos a palavra "duck" e vice-versa. Além disso, muitos personagens Disney são traduzidos como "patos", como o Pato Donald e a sua família, que inclui o Tio Patinhas e os sobrinhos, quando na verdade eles são marrecos. O conto O Patinho Feio de Hans Christian Andersen, onde o dito patinho acaba por descobrir-se cisne, na verdade é um dito marreco e que acaba por descobrir-se cisne.

Em Portugal (e no resto da Europa, se não em todo o mundo à excepção da América Latina), a palavra "pato" é por definição atribuída aos "patos-marrecos". Por isso, a questão posta nesta secção torna-se inversa, o que pode explicar o facto de os referidos dicionários traduzirem "pato" por "duck".

Veja a seguir uma tabela que mostra as diferenças entre patos e marrecos:
Patos (ou Patos-Mudos em Portugal) Marrecos (ou Patos-Marrecos em Portugal)
Os patos são originários da América do Sul e têm como nome científico Cairina moschata. Os marrecos são originiários do Hemisfério Norte e tem como nome científico Anas boschas.
Os patos não emitem sons altos. O macho emite um som que se assemelha ao de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi].

Daí nasceu o termo "pato-mudo" para fazer a distinção.

O marreco emite um som semelhante a algo como [kʷɛkʷɛk], enquanto a marreca emite o típico [kʷẽkʷẽ] atribuído ao pato.
Pato em inglês é muscovy duck. Marreco em inglês é simplesmente duck.
O corpo dos patos é "achatado" e fica numa posição mais horizontal. O corpo dos marrecos é "cilíndrico" e assume uma posição mais empinada.
Os patos possuem carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos — o macho mais que a fêmea — e seu bico é fino e comprido. Os marrecos possuem a cabeça lisa e o bico chato e largo.
A cauda dos patos é comprida e tem uma forma que se assemelha a de um leque. A cauda dos marrecos é bem pequenina e se assemelha a um "pom-pom". O macho ainda possui, na cauda, uma pena encaracolada, fazendo um "cachinho" para cima.
O tempo de incubação de um ovo de pata é 5 semanas. O tempo de incubação de um ovo de marreca é 4 semanas.

Ver também

Referências