Peixe-anual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPeixe-anual
O Nothobranchius rachovii, um peixe anual africano
O Nothobranchius rachovii, um peixe anual africano
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cyprinodontiformes
Família: Aplocheilidae
Género: Leptolebias
Sinónimos
Campellolebias
Cynolebias

O termo peixe-anual é uma designação comum a alguns peixes ciprinodontiformes encontrados nas Américas e no continente Africano. O peixe anual tem vários nomes populares, como peixe do céu, peixe da poça, ou peixe nuvem.

Tais peixes são habitantes efêmeros de brejos e poças de água, dependentes das estações secas, quando os adultos morrem e deixam os ovos que sofrem maturação, e das estações chuvosas, quando os filhotes nascem e atingem a maturidade sexual. Correm sério risco de extinção e são muito apreciadas por aquariófilos. Também são chamados de peixes temporários.

Ciclo Vital: Esses peixes vivem em pequenas poças. Eles se reproduzem e colocam seus ovos em baixo da lama, quando chega o período de seca, a água acaba e, os peixes secam e morrem. Seus ovos ficam em baixo da lama, até o período de seca acabar, a chuva encher novamente a poça, e eles nascerem. Ou seja, em um ano eles devem nascer, crescer, amadurecer, se reproduzir e guardarem seus ovos. Porém em áquarios esse peixes podem viver mais alguns anos.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.