Percy Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Percy Spencer
Conhecido(a) por Forno de micro-ondas
Nascimento 19 de julho de 1894
Howland
Morte 8 de setembro de 1970 (76 anos)
Newton
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Prêmios National Inventors Hall of Fame (1999)
Campo(s) Inventor

Percy Lebaron Spencer(Howland, Maine, 19 de julho de 1894Newton, 8 de Setembro de 1970) foi um engenheiro estadunidense.

Percy foi o inventor do forno de micro-ondas, em 1945, ao serviço da empresa Raytheon.

O efeito calorífico das microondas foi descoberto pelo americano Percy Spencer. Durante a realização de experiências com radares e microondas, reparou que a barra de chocolate metida na sua algibeira se tinha quase derretido. Procurou a explicação de tal fato, pôs grãos de milho sob o efeito dessas ondas e, em poucos segundos, eles ficaram transformados em pipocas. As microondas tinham agitado as moléculas de água contidas nos grãos de milho, friccionara-as umas contra as outras e aquecera-as.

Os primeiros fornos de microondas eram, porém, caros e pouco práticos. A partir de 1970 apareceram modelos menores e mais fáceis de operar.

Spencer continuou na Raytheon como consultor sênior até que morreu com 76 anos devido a um câncer causado pela radiação excessiva. Até à época de sua morte, registou 150 patentes e foi considerado um dos maiores peritos do mundo no campo da energia de microondas.

Em 18 de Setembro de 1999, Percy Lebaron Spencer foi incluído na National Inventors Hall of Fame.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.