Pham Tuan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Phạm Tuân

Cosmonauta do Intercosmos
Nacionalidade Vietname vietnamita
Nascimento 14 de fevereiro de 1947 (67 anos)
Quốc Tuấn, Vietnã
Missões Soyuz 37
Insígnia
da missão
Soyuz37 patch.png

Phạm Tuân (14 de fevereiro de 1947, Quốc Tuấn, Vietnam), foi o primeiro e único cosmonauta do Vietnam, primeiro asiático a ir ao espaço [1] e um dos raros estrangeiros a ser laureado com a maior condecoração da antiga URSS, a de Herói da União Soviética.

Herói de guerra[editar | editar código-fonte]

Tuân integrou-se à Força Aérea do Povo do Vietnam em 1965 e lutou como piloto de caças de combate durante a Guerra do Vietnam até 1975. Em 1972, derrubou um bombardeiro norte-americano B-52 sobre os céus de Hanói, tornando-se o primeiro piloto vietnamita a conseguir este feito. Foi condecorado com algumas das maiores comendas dos governos vietnamita e soviético, como a Ordem de Lenin e a Ordem de Ho Chi Min, chegando ao posto de major general da Força Aérea.

Intercosmos[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1979, foi selecionado para a sexta tripulação do programa espacial Intercosmos, subindo ao espaço com o cosmonauta soviético Viktor Gorbatko em julho de 1980, a bordo da nave Soyuz 37, para uma estadia em órbita na estação espacial Salyut 6.

Durante a missão, ele realizou experiências derretendo amostras minerais em microgravidade e fotografou pela primeira vez o Vietnam do espaço, para fins de mapeamento da região, realizando 142 órbitas durante sete dias no espaço.

Hoje, Phạm Tuân é tenente-general da Força Aérea, Chefe do Departamento de Defesa e membro da Assembléia Nacional do Vietnam.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]