Placa de xisto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Placa de xisto decorada da Granja de Céspedes, Badajoz

As placas de xisto decoradas aparecem principalmente em sepulturas megalíticas do neolítico final e do calcolitico do sudoeste ibérico (3.000-2500 a.C.). São em regra de forma trapezoidal com 10 a 20 centímetros de altura e gravadas com um estilete de pedra.

Carateristicas[editar | editar código-fonte]

A superfície decorada é geralmente dividida em duas partes, separadas por linhas ou faixas. A zona superior representa a cabeça através de um triângulo com o vértice para baixo, ladeado por linhas ou faixas quadriculadas ou por um desenho com um aspecto antropomórfico. A inferior apresenta-se decorada com motivos geométricos, frequentemente triângulos, faixas quebradas ou em ziguezague, motivos axadrezados ou em espinha. No entanto, algumas placas são todas decoradas com motivos geométricos, sem haver separação, o que lhes confere um aspecto menos antropomórfico.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Distribuição por distrito das placas de xisto decoradas
Placas de xisto
Portugal Evora 643
Portalegre 162
Setúbal 117
Lisboa 104
Faro 45
Santarém 45
Beja 37
Leiria 27
Castelo Branco 6
Espanha
Badajoz 95
Cáceres 41
Huelva 38
Salamanca 4
Sevilha 3
Granada 1

Segundo Base de Dados online: Engraved Stone Plaque Registry and Inquiry Tool (ESPRIT) podemos constatar a seguinte distribuição geográfica por país e distrito:

Interpretação[editar | editar código-fonte]

Para a investigadora Katina Lillios[1] estas placas tem a função pratica de identificar o indivíduo, a propriedade bem como definir os direitos hereditários. Assim, as figuras geométricas cumprem a função de um código de barras digital.

Segundo Paulo Pereira (1995, 56) as placas de xisto eram um amuleto individual, apotropaico e protector, sintetizando a imagem da «deusa mãe», pois a decoração geometrizante com triângulos poderá estar associada a um simbolismo feminino. Note-se a presença de colares de contas de Calaíte, os pentes de marfim, os recortes antropomórficos de várias placas de xisto, na necrópole da lapa do Bugio[2], são indícios evidentes, de ligações às civilizações do Vale do Nilo.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PEREIRA, Paulo, 1995, «Do Megalitismo à Idade do Ferro», in PEREIRA, Paulo, História da Arte Portuguesa, Temas & Debates, vol. I, pp. 51-70.
  • SANTOS, Manuel Farinha dos, 1972, Pré-História de Portugal, Lisboa.

Referências

  1. Katina Lillios
  2. «Bugio». Consultado em 19 de abril de 2012. Arquivado do original em 16 de setembro de 2012