Poço canadiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O sistema em construção

Poço canadiano,[1][2] poço provençal, permutador/trocador de calor ar-solo, ventilação geotérmica passiva é um trocador de calor geotérmico simples para climatização natural tanto de casas como de áreas com fins industriais ou agrícolas.

Baseia-se no facto de haver uma diferença de temperatura entre o subsolo (onde a temperatura é pouco variável) e a superfície, onde a temperatura é variável, nomeadamente nos climas temperados. É um método de arrefecimento gratuito, podendo também aquecer uma construção.

Origens[editar | editar código-fonte]

Este método de arrefecimento geotérmico passivo é conhecido desde a antiguidade, nos climas quentes (Pérsia), no Canadá (devido às grandes amplitudes térmicas anuais) e nomeadamente também no Sul de França. No poço provençal, o ar circulava por galerias subterrâneas em pedra.

Método de funcionamento[editar | editar código-fonte]

O objectivo é fazer circular ar dentro do solo, a cerca de 1,5m de profundidade, que depois segue para dentro da habitação, permitindo resfriar no verão ou mesmo aquecer no inverno. O processo sendo passivo e baseado na capacidade térmica do solo, é mais eficaz nos climas onde há grandes amplitudes térmicas diárias e anuais. O ar, ao circular lentamente dentro da tubagem, perde ou capta energia até chegar à construção que quer beneficiar da corrente.

Como construir[editar | editar código-fonte]

A construção é simples: um tubo de cerca de 15 cm de diâmetro capta o ar à superficie, circulando debaixo do solo (percurso de 15 a 50m), e acabando o seu percurso com a boca final dentro da habitação. Assim, há trocas térmicas entre o solo e o ar circulando no tubo.

Várias precauções devem ser tomadas:

- a possível condensação no tubo deve ser escoada (inclinação do percurso do tubo 2% e válvula ou poço de escoamento) para não criar mau cheiros.

- a acumulação de gás radioactivo no circuito nas zonas graníticas, se o circuito não estiver bem estanque.

- grelha/filtro na boca de entrada, que convém estar a 50 cm mínimo de altura, para evitar a entrada de insectos e animais.

- a natureza do tubo deve permitir boa condutividade térmica mas também resistir ao esmagamento, corrosão e não ser poroso. O PVC, o polietileno e polipropileno poderão ser escolhidos, tendo em conta que o interior do tubo deve ser liso para deixar escorrer correctamente a condensão ou água de lavagem. - ter um fecho para evitar circulação invertida se aparecem situações particulares de temperatura.

Este sistema pode ser ligado à entrada de ar da VMC (ventilação mecânica controlada) da construção, sendo conveniente fechar sempre as outras entradas de ar na casa, quando se quer beneficiar do Poço Provençal.

Referências

  1. «Uso do Termo em Portugues». Apagina.pt. Consultado em 19 de janeiro de 2010 
  2. «Uso do termo Canadiano». Acienciaeofuturo.blogs.sapo.pt. Consultado em 19 de janeiro de 2010 
  • www.fiabitat.com/puits-canadien.php

Ligações externas[editar | editar código-fonte]