Polissonografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Polissonografia (ou polissomnografia) ou exame do sono (do grego polis = "muitos"; somnus = "sono"; e graphos = "escrita") é um teste multiparamétrico utilizado no estudo do sono e de suas variáveis fisiológicas.

É geralmente realizada à noite e registra as amplas variações biofisiológicas que ocorrem durante o sono. O polissonograma resultante do teste monitora três parâmetros principais: o eletrencefalograma (EEG), o eletro-oculograma (EOG) e o eletromiograma sub-mentoniano, e membros (EMG). Outros parâmetros, como fluxo aéreo nasal e bucal, oximetria, eletrocardiograma, movimentos do esforço respiratório, capnografia, e o registro em vídeo do exame, contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.

O exame de polissonografia é feito em pacientes com ronco, apneia do sono, dispneia à noite, sonolência excessiva durante o dia, sensação de que o sono não recarregou as energias, com problema de memória, hipertensão grave ou sono agitado, dentre outros distúrbios. Consulte um médico especialista em sono..

A polissonografia é o padrão-ouro para diagnóstico de distúrbios do sono em adultos, adolescentes e crianças. Pode ser realizada em ambiente laboratorial, mas também pode ser feita em casa, através de aparelhos próprios para esta finalidade. A Polissonografia domiciliar pode ser completa quando utilizado poligrafo de 21 canais, ou seja, com registro de EEG,EOG, EMG, ECG, dentre outros polissonogramas registros de suma importância para diagnóstico de doenças causadoras dos distúrbios do sono, sendo unica diferença deste exame para os realizados nas clínicas dormitórios, ou laboratórios do sono, é o local onde o paciente irá dormir.

O que se conhece por polissonografia residencial tipo 3, na verdade não é completa como o exame em laboratório, ou residencial descrita acima, pois neste caso, o poligrafo utilizado é de apenas 7 canais, sendo somente útil para diagnostico de apneia obstrutiva do sono( SAOS), mas que pode ser usado em pacientes selecionados por um médico especialista em sono, para este propósito.

Portanto, quando se fala em polissonografia é preciso ter em mente a necessidade de procurar de fato a realização do exame correto, completo, e com os registros suficientes para ajudar no diagnostico dos mais variados distúrbios do sono, e não somente para o diagnostico da apneia do sono.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço relacionado ao Projeto Saúde. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.