Ponte de Volgogrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte de Volgogrado
Волгоградский мост
Ponte de Volgogrado
A Ponte de Volgogrado em construção.
Data de abertura 10 de outubro de 2009
Comprimento total 2 514 m
Geografia
Cruza Rio Volga
Localização Volgogrado,  Rússia

A Ponte de Volgogrado (em russo: Волгоградский мост) é uma ponte com viga de concreto sobre o rio Volga na cidade de Volgogrado, na Rússia. A ponte e as passagens adjacentes têm 2.514 metros de comprimento. A ponte, que foi inaugurada em 10 de outubro de 2009 após 13 anos de construção, é uma parte chave de uma rota planejada de 30 km quilômetros, que também inclui uma futura ponte sobre o rio Akhtuba.

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Atualmente, uma única extensão (uma segunda está ainda em construção) conecta Mamayev Kurgan no banco direito (ocidental) do Volga com a estrada a Krasnoslobodsk, na junção do Volga e o Akhtuba. Foi a primeira ponte construída sobre o Volga no Oblast de Volgograd. Anteriormente, a única rota rodoviária sobre o rio na região era uma passagem sobre a barragem da Estação Hidroelétrica do Volga.

Ocilação durante o vento[editar | editar código-fonte]

Em 20 de maio de 2010, as autoridades fecharam a ponte a todo o tráfego rodoviário devido às fortes oscilações causadas por condições ventosas.[1] A ponte permaneceu fechada enquanto era inspecionada por causa do dano até a manhã de 25 de maio. A ponte foi reaberta então para o acesso do público. Para suprimir as oscilações da ponte, amortecedores de massa sintonizadas semi-ativos foram desenvolvidos e implementados pela empresa alemã Maurer Söhne em colaboração com os Laboratórios Federais Suíços Empa e mutuamente com a Universidade das Forças Armadas Federais Alemãs.[2] O conceito de amortecedores de massa sintonizadas semi-ativos foi proposto e validado laboratorialmente pelos Laboratórios Federais Suíços Empa pelo Dr. Felix Weber (Empa) e Dr. Marcin Maślanka (Universidade de Ciência e de Tecnologia AGH)[3] No outono de 2011, 12 amortecedores de massa semitransparente foram instalados na ponte. Cada um consiste em uma massa de 5.200 kg (11.500 lb), um conjunto de molas de compressão e um amortecedor reológico.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]