Portal:Enfermagem/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O símbolo da Enfermagem.

Enfermeiro é um profissional de nível superior, com competência técnica, científica e humana [2]; responsável pela equipe de enfermagem e pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, individualmente, na família ou dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área assistencial é preparado para lidar em situações que exijam conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas. Na área educacional, exercendo a função de professor, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível superior e/ou técnico.

Na enfermagem encontramos também o técnico de enfermagem que é um profissional de nível médio com suas próprias atribuições e funções na área de enfermagem e — o auxiliar de enfermagem. Ambos trabalham sempre sob supervisão de um enfermeiro.

No Brasil, o enfermeiro realiza a consulta de enfermagem e possui permissão para prescrever medicamentos e solicitar exames na Estratégia de Saúde da Família, pratica já consolidada há mais de 20 anos.

ESPECIALIDADES EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA Enfermagem em urgência e emergência; Enfermagem intensivista; Enfermagem obstétrica; Enfermagem em nefrologia; Enfermagem em neurologia; Enfermagem Aeroespacial; Enfermagem em Auditoria e Pesquisa; Enfermagem em Cardiologia; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Enfermagem em pediatria; Enfermagem em saúde pública e da família.