Portal:Tecnologias de informação/Biografia selecionada/4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steve Wozniak c.2017.

Stephen Gary Wozniak, mais conhecido como Steve Wozniak (São José, 11 de agosto de 1950), é um Engenheiro Eletrotécnico e programador de computadores, co-fundador da Apple, Inc., junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum. A engenhosidade de Stephen Wozniak, sua persistência e sua criatividade permitiram-lhe iniciar a revolução do computador pessoal.

O começo da Apple
Em 1975, Woz deixou a Universidade da Califórnia e construiu um computador que eventualmente se tornaria bem sucedido em todo o seu país. Entretanto, ele estava intensamente envolvido no trabalho do Homebrew Computer Club em Palo Alto, um grupo local de hobistas de eletrônica. Seu projeto não tinha ambições maiores.

No clube de Palo Alto ele encontrou Steve Jobs, cinco anos mais novo que Woz, que tinha saído do Reed College em 1972. Jobs e Wozniak concluíram que um computador completamente montado e barato estava a caminho. Eles venderam alguns de seus bens (e.g. a calculadora científica da HP de Woz e a mini-van Volkswagen de Jobs), obtendo 1300 dólares, na história contada e recontada por todos eles montaram o primeiro protótipo na (entre aspas) "garagem de Jobs", pois em 2014 Wozniak acabou revelando que a garagem de Jobs era uma farsa em nome do marketing da Apple e que ela nunca serviu como ponto de partida para o início da Apple.