Portal:Wicca/Artigo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Reconstrucionismo Helénico

Reconstrucionismo Helénico (também Hellenismos, Helenismo e Dodekatheism) refere-se a diversos movimentos reconstrucionistas que tentam reviver, desde a década de 90, as práticas religiosas da Grécia Antiga. Desde 1997, na Grécia, o movimento tem sido sido institucionalizado pelo Supremo Conselho de Ethnikoi Hellenes ou Supremo Conselho dos Gentis Helenos.

Grupos e designações Os revivalistas modernos ou reconstrucionistas do politeísmo helénico existem de diversas formas, tanto na Grécia como em outros países. Não existem práticas estandardizadas da religião, e, os praticantes, sejam em grupo ou individualemente, usam uma diversidade de nomes sendo que refletem diferenças sútis nas crenças e práticas.

Estima-se que talvez 2 mil gregos praticam a tradição helénica e étnica, e, outros 100 mil praticam uma forma de helenismo (dados de 2005).

A organização grega YSEE (Ύπατο Συμβούλιο των Ελλήνων Εθνικών, Supremo Conselho dos Gentis Helenos, estabelecido em 1997) actua como uma organização protectora na Grécia. YSEE é um membro fundador do World Congress of Ethnic Religions (Congresso Mundial das Religiões Étnicas) e recebeu o 7º Congresso Anual, em Junho de 2004. YSEE é também membro do programa da União Europeia contra a discriminação. Cerca de 2500 pessoas, em 2005, assistiram ao festival do YSEE, Promotheia.

O YSEE refere-se à religião como "Politeísmo Étnico, Tradição Helénica" ou simplesmente "Helenismo", e, os seu praticantes como "Ethnikoi Hellenes".

Outra organização, Dodekatheon (Δωδεκάθεον, Dōdekátheon) usa o termo religião helénica (ἑλληνικὴ θρησκεία, hellēnikē thrēskeîa). Existe uma outra organização Helliniki Hetaireia Archaiophilon ou Societas Hellenica Antiquariorum prefere a denominação por a "tradicional religião helénica de Dodecatheon".


Saiba mais