Portlet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Portlet é um componente visual independente que pode ser utilizado para disponibilizar informações dentro de uma página Web. Um Portlet pode ser utilizado em qualquer portal, promovendo-se assim a reutilização. Esse fator fez com que este componente ganhasse grande popularidade junto as equipes de desenvolvimento de portais para Web.

A especificação JSR 168 surgiu com o intuito de criar um padrão para o desenvolvimento de "portlets" para portais baseados na plataforma Java. Na JSR 168, um Portlet é um componente para Web gerado por um contentor específico (portlet container) que processa um pedido e gera dinamicamente o conteúdo que será mostrado no cliente. São utilizados no contexto de um portal na camada de apresentação de um sistema de informação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]