Posto de transformação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Posto de transformação compacto.

Um posto de transformação é uma instalação onde se procede à transformação da energia eléctrica de média tensão para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão.

Um posto de transformação é constituído essencialmente por três componentes que são os equipamentos de interrupção/seccionamento e protecção; um ou mais transformadores, responsáveis pela transformação da tensão média tensão para baixa tensão e o quadro geral de baixa tensão, de onde partem os diversos ramais da rede baixa tensão.

Os postos de transformação podem ser de dois tipos, aéreos ou de cabine. Aéreos no caso dos postos de transformação ligados na rede aérea em média tensão, sendo o transformador instalado num apoio da linha de distribuição média tensão e o quadro geral de baixa tensão na base desse apoio, num armário dimensionado para o efeito. Em cabine no caso de todo o equipamento estar instalado dentro de uma cabine que pode assumir uma das seguintes variantes, cabine alta (torre); cabine baixa em edifício próprio; cabine baixa integrada em edifício; cabine metálica (monobloco) ou cabine subterrânea.

Ícone de esboço Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.