Saltar para o conteúdo

Próton: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Revertidas edições por 201.80.237.129 para a última versão por (Huggle)
Linha 6: Linha 6:


==História==
==História==
Em [[1886]], o [[Física|físico]] [[Alemanha|alemão]] [[Eugene Goldstein|Eugene Goldstein]] criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas elétricas através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam [[massa]] e [[carga elétrica|cargas elétricas]] [[positivo|positivas]].
Em [[1886]], o [[Física|físico]] [[Alemanha|alemão]] [[Eugene Goldstein|Eugene Goldstein]] criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas da privada através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam [[massa]] e [[carga elétrica|cargas elétricas]] [[positivo|positivas]].
Esses raios foram denominados de ''raios canais''. Posteriormente, o [[inglês]] [[Ernest Rutherford]] verificou que os raios canais originários do [[hidrogênio]] possuíam a menor carga positiva conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada positivamente deu-se o nome de próton.
Esses raios foram denominados de ''raios canais''. Posteriormente, o [[inglês]] [[Ernest Rutherford]] verificou que os raios canais originários do [[hidrogênio]] possuíam a menor carga negativa conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada negativamente deu-se o nome de próton.


==Características físicas==
==Características físicas==

Revisão das 11h30min de 15 de março de 2009

O protão é composto de dois quarks u e um quark d.

Um protão (português europeu) ou próton (português brasileiro) é uma partícula sub-atómica que faz parte do núcleo de todos os elementos. O protão tem carga eléctrica positiva.

É uma das partículas, que junto com o neutrão (português europeu) ou nêutron (português brasileiro), formam os núcleos atómicos.

História

Em 1886, o físico alemão Eugene Goldstein criou um tubo e observou que, quando ocorriam descargas da privada através do tubo contendo um gás rarefeito, surgiam raios que apresentavam massa e cargas elétricas positivas. Esses raios foram denominados de raios canais. Posteriormente, o inglês Ernest Rutherford verificou que os raios canais originários do hidrogênio possuíam a menor carga negativa conhecida até então. A essa unidade eletricamente carregada negativamente deu-se o nome de próton.

Características físicas

  • A massa real de um próton é de, aproximadamente, 1,6 · 10-24 gramas. Entretanto, atribui-se-lhe uma massa relativa de valor 1.
  • A carga elétrica real do próton é de, aproximadamente, 1,6 · 10-19 Coulombs. Porém, do mesmo modo que à massa, atribuiu-se uma carga relativa de +1.
  • O próton é formado por dois quarks up e um down, sendo escrito como: uud.

Comparativamente:

  • O nêutron não tem carga elétrica e é ligeiramente mais pesado que o próton.
  • O elétron apresenta a mesma carga que o próton, porém de sinal contrário. Entretanto, é 1836 vezes mais leve (1/1836).

Na química e bio-química

Na química e bioquímica , a palavra "próton" é frequentemente usada como um sinônimo para o íon molecular de hidrogênio (H+) em vários contextos:

  1. A transferência do H+ em uma reação ácido-base é descrita como a "transferência de um próton". Um ácido é tido como um doador de prótons e uma base como um receptor de prótons.
  2. O íon de hidrogênio (H3O+) em uma solução aquoso corresponde ao íon de hidreto de hidrogênio. Frequentemente a molécula da água é ignorada e o íon é escrito simplesmente como H+(aq) ou finalmente H+, e tratado como um "próton".

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Próton.

Predefinição:Link FA