Praia Seca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Praia Seca
Praia Seca RJ 2.jpg

Praia Seca

Localização
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Oceânica
Extensão da orla
12 Km
Água e ondas
Médias
Faixa de areia
Branca e Fina
Ilhas próximas
nenhuma
Funcionamento
Acesso público
RJ-102

Praia Seca é 4° distrito do Município de Araruama que está localizado no Rio de Janeiro, Brasil, na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. A Restinga de Massambaba é um terreno arenoso de 12 km, entre Saquarema e Arraial do Cabo. Por ser uma lugar de praias extremamente bonitas, a prefeitura de Araruama apelidou o distrito de "A Cancún Brasileira".

A maioria das casas em Praia Seca são de veraneio, tendo apenas alguns milhares de habitantes que residem mesmo, porém em algumas épocas do ano a população se eleva por causa dos turistas.

Nela também está localizada a Área de Preservação Ambiental de Massambaba em função da raridade de espécies vegetais, animais e ambientes ecológicos ali existentes.Hoje um dos principais centros turísticos da região dos lagos,praia seca tem em seu desenvolvimento a participação de pessoas vindas da capital fluminense onde ali se instalaram devido a proximidade de praia seca com o Rio de Janeiro ,seu clima ameno e sua paisagem deslumbrante.

História[editar | editar código-fonte]

O colonizador português ao chegar nessa região, encontrou uma vasta área recoberta de sal entre a lagoa e o oceano e concluiu equivocadamente que naquela região o mar havia secado; Por isso o nome desse local virou Praia Seca, do qual o nome dado perdura até hoje.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Praia Seca sediou vários eventos esportivos em 2010, tais como windsurf e canoagem, atraindo inúmeros turistas para a região. Atualmente é o principal Distrito de Araruama para o Turismo, sendo todos ao anos visitada por milhares de turistas do país inteiro e até mesmo do mundo, principalmente nas épocas: Natal (Dezembro), Reveillon (Dezembro e Janeiro) e Carnaval (Fevereiro).

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do distrito de Praia Seca se baseia principalmente pelo turismo, que são atraidas milhares de pessoas até suas extensas e belas praias oceânicas, mas o distrito também tem como base a pesca, o comércio e principalmente a extração de sal que é muito abundante nessa região, pois Praia Seca ainda é um distrito em expansão e desenvolvimento. O sal é bem abundante em Araruama (extraído principalmente no distrito de Praia Seca, é um dos maiores de todo o Estado do Rio de Janeiro e todo o Brasil), por isso as principais indústrias se focalizam nisso; sendo extremamente bom para o município pois gera pouca ou nenhuma poluição, mantendo todo o equilíbrio e o ecossistema da Região dos Lagos.

Projeto[editar | editar código-fonte]

Hoje espera-se a ligação de Praia Seca ao Centro de Araruama através do Ferry Boat , para aumentar o desenvolvimento turístico das duas regiões , com operação da Prefeitura de Araruama. Criação da Policlínica na qual terá profissionais na área de clinica geral, pediatria, cardiologista, geriatria, enfermagem, odontologia e fisioterapia, possibilitando qualidade e atendimento. Criação do Museu do Sal . Implementação do Calendário de eventos e Urbanização das Orlas e da Via central de Praia Seca. Entretanto estes projetos já existem a mais de 5 anos e nunca foram desenvolvidos na região e talvez nunca seja desenvolvido se depender do poder publico

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • "Praia Seca: A Cancún Brasileira"
  • "Praia Seca: A Costa do Sol"

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]