Preço dinâmico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Preço dinâmico é uma política de precificação onde, através da adoção de instrumentos de controle de preço de forma dinâmica, ajustando o mesmo conforme variação de outras variáveis econômicas envolvidas.

Essa política contribui para que comprador e vendedor encontrem, através da negociação (barganha), a condição que permite o cruzamento das suas curvas de oferta e de demanda (procura).

Como a negociação, do lado do vendedor, ocorre sob o rigor matemático fornecido pelos instrumentos de controle, ela estará é conduzida de forma monitorarada com impacto econômico que uma decisão provoca nos objetivos previamente estabelecidos pelos gestores econômicos do negócio.

Como pré-requisito para adoção dessa política, é necessário rever os conceitos de custos, preços, margens e volume de venda, bem como compreender a relação entre essas variáveis no composto econômico dos preços.

Como resultado, os processos de negociação, do lado do vendedor, monitoram como tais variáveis se compensam economicamente, e a partir dessa compreensão, os preços são flexibilizados.

Consulte também[editar | editar código-fonte]

  • SARTORI, Eloi.(2004).Gestão de Preços - Estratégia de Flexibilização, Fidelização de Clientes e Aumento da Rentabilidade. São Paulo: Atlas, 2004
  • SARTORI, Eloi.(2008).Gestão pelo Valor moldando a Estratégia.