Fender Precision Bass

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Precision Bass)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2016). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cinco modelos do Precision Bass.

O Precision Bass ou P-Bass é o primeiro modelo de baixo elétrico da marca Fender, criado e introduzido no mercado por Leo Fender, em 1951. Ele ainda é produzido até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

Até o início dos anos 50, bandas de jazz, rock'n'roll e blues só conheciam os contra-baixos acústicos, grandes e bastante pesados.

Fender Precision Bass.

A introdução do Precision Bass pela Fender causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar dos baixistas, pois o instrumento era bem mais leve, elétrico, feito de madeira sólida e possuía trastes marcando o braço, características herdadas das guitarras elétricas que estavam chegando no mercado, além de proporcionar mais liberdade e versatilidade ao baixista: agora seu instrumento poderia ser pendurado no seu ombro por meio de uma correia ou até mesmo tocar sentado, com o instrumento no seu colo.

Apesar de ter sido lançado quase 15 anos depois do primeiro contrabaixo elétrico do mesmo estilo, produzido pela Audiovox, o P-Bass foi o primeiro a ser produzido em larga escala. Com a explosão de sucesso entre os baixistas da época, a Gibson, arquirrival da Fender na briga pelo mercado de instrumentos musicais e amplificadores, lançou um modelo em 1953, mas não obteve muito sucesso.

A Danelectro também tentou lançar um modelo na mesma época, mas sua construção era muito pobre, assemelhando-se a uma guitarra afinada uma oitava abaixo. O único baixo que posteriormente veio a dividir o espaço do mercado com este baixo foi o Jazz Bass, da própria Fender, dez anos depois que causou um alvoroço no mercado não deixando a desejar tanto em timbre como em construção em comparação ao p-bass. Baixistas conhecidos por usarem o Precision Bass incluem James Jamerson, Donald "Duck" Dunn, Pino Palladino, Steve Harris, Mike Dirnt, Tony Franklin, Duff McKagan, Matt Freeman, Nate Mendel, Micki Steele, Mark Hoppus, Pete Wentz, Sting,John Lodge, Peter Baltes, Markus Grosskopf, Bobby Dall, Darryl Jones, Klaus Flouride, Dee Dee Ramone, Roger Waters, Leon Wilkeson, Ean Evans, Dallon Weekes, Dusty Hill, Geezer Butler, Robert Trujillo, Jason Newsted, Tom Hamilton, John Paul Jones, Frank Bello, John Deacon, Jeff Ament, Andy Bell, Cliff Williams, Tom "T-Bone" Wolk, Timothy B. Schmit e Colin Greenwood.

Especificações e construção[editar | editar código-fonte]

Captador do Precision Bass
  • Corpo sólido
  • Braço parafusado
  • Ponte Fixa
  • Captação simples tradicional (1951-1957) ou dividido ao meio, conectados no modo humbucker (1957 - até hoje)
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.