Predefinição:Esboço-formiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre formigas é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de documentação Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Hierarquia do esboço

Esta predefinição é usada para identificar um esboço sobre formigas. Ela utiliza {{asbox}}, que é uma meta-predefinição projetada para facilitar o processo de criar e manter predefinições de esboço.

Uso

Escrever {{esboço-formiga}} produz a mensagem mostrada no topo e adiciona o artigo à seguinte categoria:

Dinoponera quadriceps é uma espécie órfãs de formigas da subfamília Ponerinae. A espécie, conhecida do Brasil, é semelhante a Dinoponera mutica e usa veneno para subjugar grandes presas ao vivo e defesa. Seu veneno pode ser de utilidade para a indústria farmacêutica.

Ver também

Índice [esconder] 1 Distribuição 2 Descrição 3 Biologia 3.1 Venom 4 Referências 5 Ligações externas Distribuição [editar] Dinoponera quadriceps é encontrado no Caatingas, Cerrados, floresta úmida de terra firme e de Mata Atlântica nos estados nordestinos brasileiros de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. [1], de todos os quadríceps Dinoponera, Dinoponera tem as maiores colônias com uma média de 80 trabalhadores (intervalo 26-238). [2] quadríceps Dinoponera geralmente ninho na base de árvores. Observações de Dinoponera quadríceps ninhos mostram que em regiões áridas da Caatinga e do Cerrado habitats mais, os ninhos são predominantemente construídos sob as árvores, enquanto na Mata Atlântica 60% dos ninhos foram 3 m de distância de qualquer árvore. Os ninhos são mais profundas em Dinoponera quadriceps (e australis Dinoponera) do que em gigantea Dinoponera, Monnin et al. (2003) sugere que os ninhos mais profundos são uma possível adaptação de estações e aridez. [2]

Descrição [editar] Trabalhadores da espécie é reconhecida por sua cobertura finamente micro-esculpida que não é brilhante, anterior arredondado canto inferior pronotal falta um processo dente-like, lado ventral da cabeça desprovido de estrias gular e pilosidade longa / flagelado. [3] Os machos são distinguem-se pelo comprimento cerdas finas do segundo segmento funicular, coloração castanha clara, parâmeros compridas e estreitas, volsella com dois pequenos dentes basais e faltando um lóbulo na extremidade distal do digitus volsellaris [4].

Quadríceps Dinoponera pode ser confundida com Dinoponera mutica, mas tem um tegumento finamente micro-esculpida que não é brilhante, carece de estrias gular e tem um pecíolo que incha na borda dorso-anterior em contraste com tegumento aproximadamente microsculptured de Dinoponera mutica, gula estriado e pecíolo com mesmo, não abaulamento cantos. Dinoponera quadriceps e Dinoponera mutica diferem em micro-escultura, estrias gular e forma pecíolo. Registros de distribuição mostram uma distância de mais de 900 km entre as duas espécies, mas se os espécimes são encontrados com uma integração de caracteres na área de Tocantins e norte de Goiás, em seguida, essas espécies podem precisar de ser sinonimizada. [5]

Biologia [editar] À semelhança de outros Dinoponera, Dinoponera quadriceps carece de uma casta rainha distinta e todos os indivíduos são morfologicamente semelhantes e capazes de reprodução. Em Dinoponera quadriceps, hierarquias de dominância tendem a ser relativamente curto em que apenas alguns indivíduos competem ativamente para a reprodução. [6] Dinoponera quadriceps tem um padrão sazonal marcada em atividade. É mais ativo em maio-agosto, o final da estação chuvosa para início da estação seca na Caatinga semi-árida. Atividade está fortemente correlacionada negativamente com a temperatura e positivamente correlacionada com presa abundância. Os quadríceps Dinoponera dieta demonstraram ser eliminado predominantemente invertebrados, mas incluem presas vivas, frutos e sementes. A dieta parece ser muito semelhante em todo o género, independentemente do habitat ea diversidade taxonômica de rapina é comparável a outros ponerines tropicais. [7]

Venom [editar] Mais informações: Dinoponera § Venom Para subjugar grandes presas ao vivo e defesa, os trabalhadores possuem um ferrão que tem sido conhecido por causar dor com duração de até 48 horas. Devido à grande diversidade de compostos e efeitos sistêmicos, o veneno poderia ser de utilidade para a indústria farmacêutica. Por exemplo, Sousa et al. (2012) demonstraram que em ratos a partir de veneno de quadríceps Dinoponera tinham propriedades anti-nociceptivas. Os autores observam que a população local do nordeste do Brasil usa secos triturados Dinoponera quadríceps formigas para tratar dores de ouvido, e as picadas de formigas ao vivo são administrados para dor nas costas e reumatismo. [8]

Referências [editar] Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 151 ^ Ir para cima: a b Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 129 Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 149 Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 150 Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 152 Ir para cima ^ Smith et al. 2011, p. 4 Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, pp. 129-130 Ir para cima ^ Lenhart, Traço & MacKay 2013, p. 130 Lenhart, P .; Dash, S. T .; MacKay, WP (2013), "A revisão das formigas amazônicas gigantes do gênero Dinoponera (Hymenoptera, Formicidae)", Journal of Hymenoptera Research 31: 119-164, doi: 10,3897 / JHR.31.4335 Monnin, T .; Ratnieks, F. L. W .; Brandão, C. R. F. (2003). "Conflito reprodutivo em sociedades animais: comprimento de hierarquia aumenta com o tamanho da colônia de formigas colmeia sem rainha ponerine". Ecologia Comportamental e Sociobiologia 54: 71 doi: 10.1007 / s00265-003-0600-9. edição Smith, C. R .; Suarez, A. V .; Tsutsui, N. D .; Wittman, S. E .; Edmonds, B .; Freauff, A .; Tillberg, CV (2011), "Assimetrias nutricionais estão diretamente relacionadas à divisão do trabalho em uma órfãs Formiga", em Raine, Nigel E, PLoS ONE 6 (8): 1-5, doi: 10.1371 / journal.pone.0024011, PMC 3160331, PMID 21886914 Sousa PL, Quinet YP, Ponte EL, do Vale JF, Torres AFC, Pereira MG, Assreuy AMS (2012). "Propriedade antinociceptiva do Venom nos primitivos Dinoponera quadriceps de formigas." Journal of Ethnoparmacology.   Este artigo incorpora o texto de uma publicação acadêmica publicada sob uma licença de direitos autorais que permite a qualquer pessoa reutilizar, revisar, remixar e redistribuir os materiais, sob qualquer forma para qualquer finalidade: Lenhart, P .; Dash, S. T .; MacKay, WP (2013), "A revisão das formigas amazônicas gigantes do gênero Dinoponera (Hymenoptera, Formicidae)", Journal of Hymenoptera Research 31: 119-164, doi: 10,3897 / JHR.31.4335 Verifique a fonte para a exata termos de licenciamento.   Este artigo incorpora o texto de uma publicação acadêmica publicada sob uma licença de direitos autorais que permite a qualquer pessoa reutilizar, revisar, remixar e redistribuir os materiais, sob qualquer forma para qualquer finalidade: Smith, CR; Suarez, A. V .; Tsutsui, N. D .; Wittman, S. E .; Edmonds, B .; Freauff, A .; Tillberg, CV (2011), "Assimetrias nutricionais estão diretamente relacionadas à divisão do trabalho em uma órfãs Formiga", em Raine, Nigel E, PLoS ONE 6 (8): 1-5, doi: 10.1371 / journal.pone.0024011, PMC 3160331, PMID 21886914 por favor, verifique a fonte para os termos de licenciamento exatas. Ligações externas [editar]   Meios relacionados a Dinoponera quadriceps em Wikimedia Commons

Informações genéricas

Esta é uma documentação de esboço. Uma explicação breve dessas predefinições segue abaixo. Para mais informações, consulte Wikipédia:Esboço.

O que é um esboço?

Um esboço é um artigo enciclopédico que contém poucas sentenças de texto, sendo por isto curto demais para fornecer conteúdo enciclopédico suficiente.

Como informar que a página é um esboço?

  • Se possível, tente encontrar a predefinição de esboço mais apropriada para o tema. Uma lista pode ser encontrada em Wikipédia:Lista de predefinições/Esboços. Você também pode consultar Categoria:!Predefinições de esboço.
  • Se necessário, duas ou mais predefinições de esboço poderão ser usadas.
  • Adicione a predefinição imediatamente abaixo das ligações externas, porém acima das navecaixas, portais, etc. Deixe duas linhas em branco precedendo a predefinição de esboço. Como sempre, predefinições são adicionadas utilizando-se chaves. Exemplo: {{esboço}}.

Mais informações

Dicas para construir um bom esboço: Wikipédia:Livro de estilo/O esboço perfeito