Predefinição Discussão:Microsoft Windows

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Imagem:Crystal Clear mimetype exec wine.png will soon be deleted from Commons. Please replace the image on the template. User:Bryan 12:51, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Retirada.Removed.à espera de outra imagem para substituir.Thiago R Ramos disc 13:30, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Reforma nos links da predefinição (Junho de 2018)[editar código-fonte]

Quando criei essa predefinição em 2006 não pensei que a mesma ficaria tão poluída com o passar dos tempos. Links com nomes muito grandes atrapalham a navegação e visualização, principalmente em dispositivos Mobiles.

Por isso fiz uma reorganização e renomeação dos links da definição com o intuito de deixar menos desorganizado e mais agradável de navegar. As modificações foram as seguintes:

1) Estamos falando do Windows, então a menos que seja realmente necessário, não precisa colocar Windows 1.0, Windows 95, Windows Vista e etc, basta colocar o nome ou número da versão e quando em categorias próprias (por exemplo o Windows Server) basta colocar o ano que dá nome a versão. Fica muito mais prático e menos poluído visualmente.

2) Links recorrentes de Edições e Desenvolvimento foram separados num subgrupo especifico como ocorre na versão em inglês dessa predefinição em vez do lado de cada versão. Fica mais organizado e menos poluído.

3) Por fim alguns subgrupos foram renomeados, como por exemplo, em vez de "Especializado" para "Especiais" ou "Descontinuados" para "Antigos" ou mesmo em vez de "Windows Server" para "Família Server". Essas reduções diminuíram o tamanho do texto da predefinição

E para terminar fiz uma modificação "inovadora" (ou seja, não presente na versão em inglês dessa predefinição: Em "Família DOS" eu separei em "16 Bits" e "32 bits" em vez de "Família DOS" e "Família 9x" separados pois tecnicamente falando a "família 9x" é baseada em MS-DOS, ou seja, a mesma pertence a "Família DOS", só que a mesma usa versões especiais do DOS (7.x e 8.x) onde o mesmo funciona em modo híbrido (16/32 bits) e os Windows 9x em si funcionam em ambiente de 32 bits, portanto, faz sentido em colocar todos na mesma família só que em categorias separadas.

Espero que essas mudanças melhorem essa predefinição e sugestões e discussões são bem-vindos. Casper (discussão) 16h31min de 19 de junho de 2018 (UTC)