Predefinição Discussão:Protestantismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Presbiterianos, Congregacionais e o Protestantismo Tardio[editar código-fonte]

De acordo com o teólogo protestante Helmut Renders, em seu artigo A tradução do livro católico O coração do ser humano, de J. E. Gossner (1812) pelo presbiteriano A. Jensen (1914): a promoção de um imaginário católico ou sua releitura protestante? apresenta o Presbiterianismo como sendo uma linha protestante tardia, diferente do Calvinismo original. O trabalho do teólogo aborda a forma como um pastor presbiteriano brasileiro traduziu um livro escrito por um católico omitindo partes polêmicas a sua confessionalidade protestante conservadora.

A linha é endossada pelo teólogo presbiteriano Antônio Gouvêa Mendonça que diz:

Portanto, seria correto inserir as Igrejas Reformadas como protestantes históricas, mas não os congregacionais e presbiterianos. Os congregacionais se diferenciam dos presbiterianos apenas no modo de governo. --Jimmymsg 00h46min de 16 de fevereiro de 2017 (UTC)

  1. Mendonça, Antônio Gouvêa; Filho, Prócoro Velasques (1990). Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola. 36 páginas. ISBN 85-15-00119-5. Consultado em 15 de fevereiro de 2017