Predefinição Discussão:Revoluções

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Boa idéia. Se não me engano há uma predef parecida na EN. Ver em Revolução Russa. Slade 18:36, 20 Novembro 2005 (UTC)

Eu não vejo utilidade nenhuma neste predefinição... qual é a vantagem de uma lista destas de revoluções, se elas nem sequer têm nada em comum? Já existe Categoria:Revoluções! -- Nuno Tavares 20:02, 25 Dezembro 2005 (UTC)
Mexicana, Cubana, Russa e Chinesa tem sim. E, as quatro ocorreram inspiradas de certa forma na Francesa.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 20:20, 25 Dezembro 2005 (UTC)

E o que é que a Rev. da Informação tem a ver com essas? E a revolução industrial? e a revolução liberal de 1820 com a revolução dos Cravos?... -- Nuno Tavares 20:27, 25 Dezembro 2005 (UTC)

Eu concordo. Também não vejo a utilidade desta predef, devido às poucas - se existentes - características em comum entre elas. Leslie Msg 20:30, 25 Dezembro 2005 (UTC)
As demais realmente não. Mas, as cinco que citei, realmente tem suas nem semelhanças, mas, identidades cruzadas. O resto talvez esteja aqui no mesmo estilo de raciocínio da en.wiki: tem nome igual? Eba, categoria nova nelas. Mesmo ano? Perfeito, categoria nelas. Mesmo século? Yes. Bípedes como protagonistas? Cool, categoria revoluções socias protagonizadas por bípedes nelas.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 20:35, 25 Dezembro 2005 (UTC)
Respondendo ao Slade, não, não há predef semelhante na Wikipédia anglófona. Leslie Msg 20:37, 25 Dezembro 2005 (UTC)

Pois, também me deu a sensação que esta predefinição é muito ao estilo da en:... muito giro, mas utilidade nula. Duvido que alguém que esteja a ler sobre a Revolução mexicana, queira saltar para a revolução liberal portuguesa.... ou alguém que esteja a ler a revolução dos cravos queira saltar para a revolução americana (já que a dos cravos inspirou-se na francesa, e esta, por sua vez, na americana). Enfim, utilidade nula. -- Nuno Tavares 20:44, 25 Dezembro 2005 (UTC)

Mas o objetivo da predef não é reunir todas as revoluções, independente de serem econômicas ou religiosas? Quanto à predef da en:, me confundi. Dêem uma chance, é Natal. --Slade 00:15, 26 Dezembro 2005 (UTC)

Tentei reunir algumas das revoluções mais conhecidas e mais estudadas, de variados perfis para facilitar os trabalhos. Ultragp7 (discussão) 06h02min de 25 de março de 2010 (UTC)

Também discordo da utilidade dessa predefinição, que reúne eventos históricos que nada tiveram em comum e tende a crescer de maneira exagerada, à medida que artigos sobre todas as revoluções já ocorridas na história do homem forem acontecendo. RafaAzevedo msg 19h04min de 25 de março de 2010 (UTC)

Muitas revoluções possuem características em comum sim, tanto dentro de alguns critérios pode ser chamado de Onda Revolucionária, termo usado por historiadores. Ver artigo Revoluções do Atlântico, Revoluções de 1830 e Revoluções de 1848. No caso das revoluções no mundo atlântico(1ºartigo), em que está incluida a Revolução Francesa, Revolução Americana e o movimento de independência hispânico, português(Brasil) e francês(Haiti), alguns termos como "pátria", "liberdade", "Direitos do Homem" sempre estão presentes, ainda que cada foco de revolução tenha trazido para a forma escrita(leis) de meios distintos. Ultragp7 (discussão) 19h08min de 26 de março de 2010 (UTC)

O problema é que para você estudar Independência do Brasil você terá que passar pela Independência dos Estados Unidos, daí a importância de uma predefinição para esses fatos históricos. Para você estudar a Revolução de 64(para os adeptos)/Golpe Militar de 1964(o termo mais usado) no Brasil, você terá que ver a Guerra Fria, principalmente a sucessão de triunfos com apoio soviético, chinês em vários países. Daí eu concluo que precisa conectar, entrelaçar os fatos históricos um no outro para facilitar as pesquisas e melhorar o nível dos tópicos do Portal Sociedade, Portal Política, etc...Ultragp7 (discussão) 19h08min de 26 de março de 2010 (UTC)

Achei na Wikipédia uma categoria similar a essa aqui, mas com conteúdo com a temática de Revoluções com ideologia anarquista: en:Template:Anarchy!. Peço análise.Ultragp7 (discussão) 03h19min de 27 de março de 2010 (UTC)

Eu quero saber o que significa os asteriscos nos eventos históricos da predefinição Revoluções?[editar código-fonte]

Eu quero saber o que significa os asteriscos nos eventos históricos da predefinição Revoluções?

O artigo é ligado a História e sobre os fatos históricos.

189.102.236.56 (discussão) 12h10min de 6 de outubro de 2017 (UTC).