Predefinição Discussão:Sexo-bio/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta imagem de uma mulher com seios a mostra é uma apelação desnecessária. No geral reforça a concepção androcentrista de homem=razão, mulher=corpo. Considere sériamente encontrar uma foto neutra. -- Alinefr 04:01, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Postates um minuto antes que eu, mas que coisa... :) -- Fernando S. Aldado 04:04, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Acontece :) -- Alinefr 04:28, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Seios[editar código-fonte]

Acompanhei as discussões na Predefinição:Sexo e foi esta a causa de eu ter vindo parar aqui. Nada contra seios, mas não teríamos uma imagem melhor para colocar? Não quero ser moralista, mas nossas edições não são para nós, e sim para os internautas que desejam ler algo na enciclopédia livre. Isso até pode incluir alguns de nós, inclusive. Então, muitos religiosos tomam como pejorativo até mesmo o fato de uma mulher expor as suas pernas, então imaginem os seios. Sem contar naquela criança, entrando na puberdade, querendo aprender algo sobre sexo, com que cara a mãe desse menino vai olhar para a tela ao ver um par de seios para o seu tão puro garoto de 10 anos? É claro, nem todas as famílias são assim, mas existem esses casos.

É óbvio que a Wikipédia não pode agradar a todos, mas essa pequena briga por causa da imagem pode ser evitada, basta colocar uma imagem mais aceitável em geral. Agora o único problema é acharmos tal imagem. Abraços. --- Fernando S. Aldado 04:02, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Oi, não vejo a questão por viéz moralista ou de pudor. A pergunta que fica é: Porque não coloca um homem com um pênis pra fora. A melhor descrição do corpo humano é o de uma mulher? Se fossemos falar de intelectualidade teriamos uma imagem de uma mulher ou de um homem de óculos e cabelos grisalhos? Esta imagem reforça um dos pilares de sustentação da sociedade patriarcal na medida em que mulher=natureza, corpo, animalia. Alinefr 04:28, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Juro que não entendo qual é a sua, Aline... ontem estava se esgoelando para eu colocar transexual na condição de "gênero" e não "orientação|comportamento sexual"... hoje eu coloco nessa predefinição e vc vai e tira??? Como diria Freud: "O que querem as mulheres?" rs... Quanto à "enorme" polêmica instaurada acerca do belo par de seios na foto da predefinição, eu prefiro dizer que se vocês quiserem arranjar desculpas absolutamente estúpidas para não gostarem dela aí, ótimo, eu entendo. Cada um com sua opinião. Mas absurdo é fazer patrulhamento moral. Não coloquei nenhuma cena apelativa não senhores. Vou repetir essa frase até que vocês consigam entender o significado dela de vez "A malícia está nos olhos de quem vê". Como o Fernando disse, a enciclopédia é livre, inclusive de censura moral. Afinal, não estou agredindo quem quer que seja. Indech::alô? 04:41, 5 Dezembro 2005 (UTC)
A propósito, uma questão para os dois (e quem mais quiser): A foto é boa suficiente para o Commons mas não para a Wikipédia em Português? Podem me explicar como? Indech::alô? 04:43, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Fui mal interpretado. Não sou eu o moralista, mas me refiro a muitas pessoas que possam vir a ler a Wikipédia, até coloquei isso antes... Não sou nada moralista, mas por que colocar uma imagem que pode ferir algumas pessoas quando podemos evitar isso? É esse aspecto da imagem que questiono.

Citação: Indech escreveu: «Como o Fernando disse, a enciclopédia é livre, inclusive de censura moral.»

Essa frase pode implicar que imagens de conteúdo pornográfico ou coisas piores possam ser postas por aqui. É claro que a Wikipédia não é livre de censura. Mas ninguém aqui está censurando, pelo menos não eu, só estou sugerindo que pensem em colocar uma imagem mais apropriada, não que eu faça muita questão dessa mudança, mas como eu disse, é só uma sugestão.

Citação: Indech escreveu: «A propósito, uma questão para os dois (e quem mais quiser): A foto é boa suficiente para o Commons mas não para a Wikipédia em Português? Podem me explicar como?»

O Commons é um armazenador de imagens a domínio público. A Wikipédia é uma armazenadora de artigos. Imagens, na Wikipédia, são só recursos. No Commons a imagem de seios não faz nenhuma diferença, já que é aceitável por grande parte da população. Mas na Wikipédia, não vejo o porquê de colocar uma imagem que possa ser pejorativa para algumas pessoas vir a ser posta. Podemos evitar isso. Mas ratificando: não que eu faça muita questão dessa mudança, mas como eu disse, é só uma sugestão.

Abraços. -- Fernando S. Aldado 05:33, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Conflito e Consenso[editar código-fonte]

Especialmente para o Indech,

Parece que você desconhece completamente o que significa "decisões por consenso", ou ainda me parece que você não sabe como lidar com discussões.

Recomendo que leia o texto da documentação do Centro de Mídia Independente sobre conflito e concenso: http://docs.indymedia.org/view/Local/CmiBrasilConflitoConsenso

Além claro, da documentação da própria wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Normas_de_conduta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Coisas_a_n%C3%A3o_fazer

Tenha um bom dia. -- Alinefr 13:32, 5 Dezembro 2005 (UTC)

A sua opinião e a sugestão de duas pessoas é consenso??? Acho que o seu comportamento não passa de tirania quando passa por cima da opinião alheia sem consultar a comunidade e ainda tem a cara de pau de chamar de consenso. Tenha a santa paciência. Indech::alô? 13:35, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Tenho a dizer, como biólogo: a imagem/esquema do aparelho reprodutor é mais adequada e instrutiva para o caso. O link "transexualidade" poderia estar mais bem contextualizado se noutra predefinição. Lijealso msg 13:44, 5 Dezembro 2005 (UTC)
A sua opinião eu respeito. Agradeço sua interferência, Lijealso. Indech::alô? 13:48, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Tenho de concordar com o Indech neste caso. -- Fernando S. Aldado 13:51, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Aline, eu li sim a sua bibliografia recomendada. Mas acho que você não. Te recomendo:

Não utilize a Wikipédia como tribuna para as suas crenças pessoais. A Wikipédia é uma enciclopédia, e portanto deve ser receptáculo de informação o mais objetiva possível (veja Wikipedia:Imparcialidade na Wikipedia). Há espaço para informações sobre absolutamente todos os temas, portanto, não force o leitor a aceitar o seu ponto de vista.(..) Indech::alô? 13:53, 5 Dezembro 2005 (UTC)


Para justificar a minha posição quanto à exclusão do link "transexualidade":
Pode-se ver sexo em 3 parâmetros: genético (cromossomas sexuais que cada um tem e que definem o género, portanto, imutável); fenotípico (isto é, os indícios exteriores da manifestação cromossómica: ter caracteres sexuais assim ou assado); comportamental (o uso que cada um faz do seu fenótipo).
Penso que o tema transexualidade tem um carácter mais comportamental (embora não só) do que fisiológico/anatómico. Embora o artigo possa e deva focar todos estes parâmetros. Lijealso msg 14:05, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Uma temárica diferente que poderia caber aqui é a da intersexualidade, pessoas que nascem com caracteres intercruzados. Talvez no futuro, ainda não há material sobre o assunto aqui na pt.wikipedia.
Sobre transexualidade. Na sociologia definimos gênero "como o ser humano percebe, interpreta e expressa as diferenças entre os sexos". Assim dentro de gênero incluimos o conjunto de regras sociais(comportamentos) que distingüem homens e mulheres. Lijealso está correto quando diz que a questão da transexualidade não se associa necessariamente com as características fisiológicas/anatômicas. Transexualidade caberia em algo relacionado a constituição de gênero. -- Alinefr 03:40, 6 Dezembro 2005 (UTC)

Aline! Que saudades... Isso aqui não é mesmo sem você... Quanto à sua teoria acima, se a pt.wiki não tem, então por que não nos dá uma mãozinha e ajuda a enriquecer o conteúdo da enciclopédia? Indech::alô? 03:52, 6 Dezembro 2005 (UTC)

Pênis[editar código-fonte]

Francamente, também reclamei com o Indech sobre os seios, mas esse pênis aí consegue ser feio! Quer dizer, o tema sexualidade abrange bem mais do que os aspéctos puramente biológicos, por isso acho que essa imagem também não ficou adequada. Proponho que dêem uma olhada em Commons:Category:Statues of Greece, pode ter alguma imagem útil. Pessoalmente, gostei dessas (a primeira é a que mais gostei):

Hermaphroditus Louvre face.jpg Venus Esquilin type Louvre MND1908.jpg Adonis Mazarin Louvre MR239.jpg

O problema da primeira é que, quando muito pequena, ela fica parecendo uma foto, e daí fica estranho. A do Adonis não gostei de uns riscos que tem na estátua, e a outra da mulher ficou muito comprida na predefinição, daí ficamos com uma predefinição enorme em um artigo de 5 linhas. Na verdade, achei que nenhuma delas serve realmente, mas ficariam melhor do que a atual. algumacoisaqq 14:20, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Acho que você está confundindo as coisas. Esta predefinição está sim tratando do sexo pelo aspecto puro e unicamente biológico, deixando a sexualidade para a Predefinição:Sexo. -- Fernando S. Aldado 14:25, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Ops... Realmente, depois vi que era da biologia. Me confundi porque anteriormente tinha visto temas como beijo, carinho e etc nessa predefinição. Em todo caso, ainda acho as estátuas mais legais. algumacoisaqq 14:31, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Eu acho realmente que elas ficariam legais na Predefinição:Sexo. --- Fernando S. Aldado 14:33, 5 Dezembro 2005 (UTC)
Acho que deveríamos invocar os Talibans e ver o que eles acham disso. Talvez seja mais justo e não vai agredir ninguém. Aliás, podemos trocar todas as fotos de mulher da Wikipédia por fotos de figuras vestindo burkas. O que acham??? Indech::alô? 15:05, 5 Dezembro 2005 (UTC)

A Aline tem um argumento até que interessante sobre os padrões de beleza. Talvez a imagem atual tenha ficado menos pelada, mas, eu que tenho embrulho ao ver qualquer coisa relacionada com partes internas de animais não vou mais poder olhar pra esta predef (rs).--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 15:34, 5 Dezembro 2005 (UTC)

Diagrama do Pênis[editar código-fonte]

Não gostei do pênis. Que tal colocar alguma coisa em comum aos dois sexos? Como um ânus? Pode ser um diagrama... Super cool abraço! --FML oi Vynil vinil 92837841.png 01:47, 6 Dezembro 2005 (UTC)

Isso sim causaria arrepios nos moralistas (rs). Se existem héteros não-moralistas que sentem medo de morrer com isso (sim, já ouvi isso vindo de uma mulher ao comentar de sua vida). Não faço objeções, mas, comentário desse tipo pode aparecer cedo ou tarde. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 01:52, 6 Dezembro 2005 (UTC)

PROOOONTO... Atendendo a pedidos, eu coloquei uma imagem relacionada com o assunto, mas sem ser ofensiva, machista, moralista, apelativa, feminista, transexual (essa é pra vc, Aline), engraçada, esquisita, nojenta, vulgar... ufa! Gregos, Troianos e Cipriotas, contentai-vos! Indech::alô? 02:25, 6 Dezembro 2005 (UTC)

Eu gostei! Ficou bem "fotolog" ;) abraço! --FML oi Vynil vinil 92837841.png 11:28, 6 Dezembro 2005 (UTC)
Também achei que ficou bom! algumacoisaqq 13:04, 6 Dezembro 2005 (UTC)
Ficou ótima, mas, repito que a única coisa que me causou desconfortos foi o diagrama, por motivos intestino-pessoais (rs)--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 13:26, 6 Dezembro 2005 (UTC)
Pronto. -- Fernando S. Aldado 14:21, 6 Dezembro 2005 (UTC)

A foto atual está muito grande. -- Fernando S. Aldado Ф 22:18, 8 Dezembro 2005 (UTC)

Porque haviam a alterado.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 22:20, 8 Dezembro 2005 (UTC)

Imagem[editar código-fonte]

Esta imagem não seria mais elegante e apropriada para ilustrar a predefinição?

Coition of a Hemisected Man and Woman.jpg

--Lampiao 17:08, 10 Dezembro 2005 (UTC)

Hein??? Indech::alô? 18:23, 10 Dezembro 2005 (UTC)
Prefiro a atual.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 20:39, 10 Dezembro 2005 (UTC)
Também não fiquei muito fã da atual, mas acho que essa imagem não ficaria muito boa, pelo fato de que é maior na vertical do que na horizontal. Como a predevinição já é muito alongada, uma imagem como essa vai deixar ela muito grande, acho que não fica bom. Mas gostei do desenho. algumacoisaqq 01:14, 11 Dezembro 2005 (UTC)
Prefiro a atual. -- Fernando S. Aldado Ф 03:33, 11 Dezembro 2005 (UTC)