Predefinição Discussão:Sport Lisboa e Benfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Critérios para Grandes Presidentes[editar código-fonte]

Recentemente, houve adição, remoção e nova adição do nome "Luís Filipe Vieira" a "grandes presidentes". A questão que coloco é: Qual o critério? E coloco-a porque fui quem criou a predefinição do FC Porto, com base nesta do Benfica, e utilizei os meus próprios critérios (se bem que no FCPorto é mais simples, dada a estabilidade de presidentes).

Não podemos falar de percentagem de títulos do clube, pois aí LFV é apenas uma formiguinha.

Também não podemos falar de paixões longas e nítidas pelo clube ao longo de muitos anos (é sabida a antiga amizade entre LFV e PC que ligava o presidente do Benfica ao Porto, inclusivamente como sócio; também nunca se manifestou pelo clube e pela região como PC fez pelo Porto).

Será que utilizamos um critério que englobe a movimentação de massas? Aí talvez LFV seja contabilizado pela aparente reunião dos adeptos, ainda que possa ser observável que essa união já existia (episódio do Estádio da Luz pago pelos sócios, bem como a diminuição do número de adeptos) e que ele apenas parece ter "pegado nela como algo de orgulho" (como PC fez com o símbolo do Dragão para acabar com a mal-fadada alcunha de "Os Andrades", ou o próprio ano de formação do clube, com o evidente pretexto de reclamar a fundação antes do clube rival, Benfica).

Será que medimos a grandeza de um presidente pela sua permanência no poder? (Salazar também esteve no poder muito tempo, mas aí ele não era eleito justamente, pelo seu povo, pelo que a comparação cai)

Medimos a grandeza pela inflamação da rivalidade entre clubes (aí PC e LFV tocam-se, e muito)?

Será fácil de perceber que sou portista, mas conferenciando com bons amigos meus bem benfiquistas, fico com a sensação de que nenhum deles considera LFV um "grande presidente". Talvez um "símbolo" relativamente recente do clube, mas não um "grande presidente": Afinal, o Benfica não está em finais europeias desde 1990, e teve (e tem tido) os seus piores anos de sempre no período de LFV, bem como a incessante mudança de treinador e a recorrente desvalorização de jogadores. Ah! Outro argumento para um "grande presidente" poderá ser este: O da reabilitação financeira do clube -- Nisso LFV supostamente foi bom, ainda que nos seja impossível saber, pois as contas do clube são, verdadeiramente, privadas, e o que passa cá para fora são palavras sobre "lucros" (nada de números financeiros relevantes, pois esses apenas conseguimos quando comparamos os preços de compra e venda de jogadores).

Será que LFV é um grande presidente? Talvez a própria mudança do nome de "Grandes Presidentes" para "Presidentes Emblemáticos" ajude, mas não me parece que LFV seja um grande presidente -- mas há áreas que não abordei e podem muito bem refutar-me: modalidades (no hóquei em patins o Benfica não ganha há muito tempo, é o que sei, mas e as outras?) Jorl17 (discussão) 19h35min de 17 de junho de 2011 (UTC)


Claro que Luis Filipe Vieira é um grande presidente! Evitou a ruína do clube, para alem de construir o novo estádio. Antes de LFV, o Benfica devia dinheiro a muita gente, agora isso já não acontece. Acabou com um jejum de titulos no clube. LFV nunca se manifestou por nenhuma região porque o Benfica é de Portugal! (ao contrário do FCPorto que é só duma região). Você não é benfiquista, como pode ver se ele reuniu os benfiquistas ou nao!? Por amigos seus benfiquistas? Eles não podem demonstrar o seu benfiquismo e viver a MISTICA na cidade do Porto (e até mesmo em Braga), pois são maltratados (lembre-se que os adeptos benfiquistas foram proibidos de festejar o titulo na cidade do Porto). Antes de LFV, o Benfica não lutava por titulos, o que agora acontece todos os anos (4 seguidos a ganhar titulos). Incessante mudança de treinador? Isso gostava(m) você(s) adepto(s) do FCP! Jorge Jesus é para ficar muitos anos no Benfica (Já vão em 3, é o treinador com mais anos de Benfica desde Eriksson). Recorrente desvalorização de jogadores? deve estar a brincar comigo! Por ex: lembre-se que David Luiz foi comprado por 1.000.000€ e foi vendido por 30.000.000€, tal como muitos outros, que sairam extremamente valorizados. Quanto à questão da permanencia no poder, já foi reeleito 3 vezes, sempre concorrendo contra alguem (ao contrário de PdC, que concorre sempre sozinho) e vencendo sempre por margens de 90%. Quanto à rivalidade entre os clubes, LFV não faz questão de itensificá-la, ao contrário de PdC, que na maioria das suas aparições, fala mais do Benfica que do Porto. Falemos agora das modalidades. LFV reactivou todas as modalidades do clube, que antes da sua presidencia, via um declinio do seu ecletismo.

Nota de Rodapé: Luis Filipe Vieira já disse inumeras vezes que nunca se tinha inscrito como sócio do FCP (isso apenas se trata de outra tentativa de inflamação por parte de PdC), tendo já pedido ao FCP para cancelar a sua suposta "inscrição" como socio, o que a direcção do FCP não fez.

Conclusão:Luis Filipe Vieira é um dos grandes presidentes que o Sport Lisboa e Benfica já teve.

Cumprimentos. JozeSlb (discussão) 16h22min de 26 de dezembro de 2011 (UTC)

Quando falo de incessantes mudanças de treinador falo exactamente do que mencionou: Jesus é o primeiro treinador há muito tempo a ficar mais do que dois anos. (que percentagem do tempo de LFV é que Jesus perfaz? Essa é a verdadeira estatística objectiva). Da mesma forma, quando falo de jogadores desvalorizados, falo de todo o mandato de LFV, que, penso, tem mais prejuízo do que ganho (é mau uso da estatística isolar acontecimentos. Conto Di Maria, Coentrão e David Luiz, com a possibilidade de lucro marginal noutros casos, excluindo as despesas nos salários e as despesas "ocultas" dos clubes). Se não tem, certamente tinha até há 2 anos atrás. A conclusão é que pelo dinheiro não seria um grande presidente; eu diria é que Jesus é um grande treinador (em particular, parece haver correlação entre a sua chegada e as primeiras vendas com (muito) lucro de jogadores do Benfica). O estádio novo também não foi obra de LFV, foi primariamente obra do estado português (da mesma forma que com o Dragão). Quanto à expressão "LFV nunca se manifestou por nenhuma região porque o Benfica é de Portugal!", compreendo-a, claro, mas foge algo ao motivo que, se bem me lembro (escrevi esta questão há meio ano!), estava a invocar: as movimentações "de massas" de LFV, a retórica positiva e necessária, mas isso são estilos e cada um tem o seu (é como "LFV não faz questão de itensificá-la", que revela falta de aptidão evidente para o cargo ou, pelo menos, falta de um curso em gestão de recursos humanos). Sobre as modalidades não me pronuncio porque as minhas fontes são escassas, mas pelo que vi, acredito plenamente que, desde a chegada de LFV, a qualidade e os troféus tenham surgido (sutgem-me a CERS, Futsal, bicampeonato de Basquetebol, etc).
Mas não assuma algumas coisas. Lá por ser portista, não sou do Porto. Aliás, curiosamente, a densidade de "benfiquistas" meus amigos é muito maior no Porto. Mais! Só 5.88% das pessoas que conheço do Porto são...Portistas (sendo os restantes benfiquistas)! Sou de Coimbra, cidade da cultura, e conheço muita gente de muito lado (desde Lisboa ao Algarve). Muitos benfiquistas. Muitos deles daquela esécie que grita cinquenta dias seguidos quando o Benfica ganha ao Porto uma vez em dez, ou quando o Porto perde uma vez em cinco. É aquela espécie de comportamento que eu evito ter para com eles, mas que sei que eles não conseguem evitar, está-lhes na educação, agora. Daqueles que choram cada golo do seu clube e que não perdem um jogo quando ele está na cidade, fazendo juras de amor eterno e de idas em viagens quando saírem de casa. Sempre que falo com eles sobre qualquer assunto, surge o hino do benfica e cânticos de "tacuara" e além. Não me venha dizer que eles não são benfiquistas como alguns outros; não "insulte" sem saber, de facto, do que fala. Eles vivem este clube tanto ou mais do que as pessoas de Lisboa (até porque o Benfica é um clube de Portugal, não é?). Não há um deles satisfeito com o mandato de LFV. Há vários muito satisfeitos com Jorge Jesus e com os últimos anos, mas nenhum com LFV (não que eles sejam uma amostra representativa da população de benfiquistas e, daí também, o perigo de incluir LFV aqui sem um consenso ou critérios consensuais). Posso-lhe dizer que alguns deles até andam por aí em cargos políticos no nosso parlamento, não que isso valha de alguma coisa hoje em dia.


Tendo dito isto, não sou ninguém para dizer quem é ou não um grande presidente nos dias de hoje, em que a wikipédia é um fosso gigantesco de subjectividade, muito menos sendo eu portista e não podendo opinar quando o Porto ainda é o clube dominante. Esta página é uma grande responsabilidade e a palavra "grandes" tem muita subjectividade acumulada. Eu sugiro alterar o título para "Presidentes Emblemáticos" e não haveria problema. Encontraram-se (ainda que de forma algo subjectiva), os seguintes critérios para a "pseudo-conclusão" de que LFV é um grande presidente: desenvolvimento das modalidades, pagamento das dívidas (Citation Needed), a contratação de Jesus (ainda que esta não tenha dado tantos troféus quanto isso). Serão verdadeiramente válidos? Esperemos que sim.
Fica ao seu critério fazer quaisquer alterações
Mas também tenho direito a um parêntesis. Alguns benfiquistas foram, de facto, socialmente proibídos de celebrar um título, mas também lhe posso dizer que tantos outros conseguiram colocar pessoas minhas conhecidas no hospital pelos seus festejos. A violẽncia toca a todos e só a ignorância pode levar alguém a crer que adeptos do Benfica, do Porto, do Sporting ou da Académica são mais violentos uns do que os outros. Da mesma forma que adeptos Portistas idiotas agridem alguns (e conseguem setenta capaz dos jornais), eu vi o Porto ganhar uma taça e ser apedrejado por Benfiquistas e Sportinguistas em pleno estádio. Eu vi jogadores do Porto irem em coma para o hospital por serem atacados com sticks de hóquei pelo Benfica. Eu vi e vejo a casa do Porto de Coimbra vandalizada quase diariamente por benfiquistas (e garanto-lhe que vi muitas outras aqui dos arredores da mesma maneira), enquanto a casa do Benfica ficava bem de pé (sabe que mais, até a ouvi muito bem enquanto estive em casa de amigos benfiquistas a celebrarem o seu título de 2010!). Aquilo que digo para o Porto é o que se vê na imprensa quanto ao Benfica. Ou seja, aplica-se a Porto, Benfica e Sporting. Argumentos ignorantes de invocação eterna de violência unidireccional são patéticos. Todos são igualmente violentos porque todos possuem adeptos (e jogadores) igualmente idiotas, incultos e inconscientes. Tal como amigos meus foram para o hospital vítima de brutalidade benfiquista, outros ficaram bem perto há alguns dias, vítima de "garrafas voadoras" da claque do Porto (esses até tiveram direito a capa de jornal). Se eu mandasse, era cadeia com eles todos, e os três grandes iam para a terceira divisão uns bons anos. O ódio de estimação da imprensa algum dia há de mudar e, quando esse dia chegar, se calhar a casa do Porto de Coimbra vai ter o vidro colocado durante mais do que dois dias.
Boas edições, que, pelo que vejo, o seu trabalho tem sido de primeira classe aqui na wikipédia! Jorl17 (discussão) 17h40min de 26 de dezembro de 2011 (UTC)

"Jogadores Notáveis"[editar código-fonte]

Esta lista é completamente ridícula. Apenas deveriam aparecer o nome de jogadores que estão no site oficial do Benfica. BenficaNNossaPaixao (discussão) 17h35min de 5 de janeiro de 2014 (UTC)

Técnicos do SLB[editar código-fonte]

Antigos Técnicos do SLB Esqueçeram-se do Mister Mortimore Grande Treinador que passou por grandes aventuras na antiga LUZ Tendo que inclusivamente por muito que nos custe ,sofrer aquela derrota em alvalade por 7 1 ,mesmo assim fomos CAMPEÕES.