Predefinição Discussão:Tecnologias de monitores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alterações feitas na Predefinição[editar código-fonte]

Esta predefinição apresentava os seguintes campos:

Me orientei pela Wikipedia em Inglês, que tem esta mesma predefinição mas mais completa. Ela se chama Display Technology. Tenho algumas observações:

  • Acredito que o termo Tecnologia de monitores não seja o mais adequado. Sendo que a palavra display se refere a qualquer dispositivo indicador, ou mostrador, algo que mostre alguma informação, seja ela em gráfico, estática, luzes indicativas, etc. Não existe uma tradução exata para este termo em português, sendo que nós brasileiros, traduzimos display como tela, ou monitor, e chamamos de monitor telas que usamos em computadores. A forma que mais se adequaria não fugindo do campo, seria Tecnologia de displays.

No artigo da Wikipedia Display device(Algo como 'Dispositivo de "exibição"'), lê-se: "A display device is an output device for presentation of information in visual or tactile form [...] When the input information that is supplied has an electrical signal the display is called an electronic display." "Um dispositivo de exibição é um dispositivo de saída para apresentação de informação na forma visual ou táctil [...] Quando os dados informados são fornecidos por meio de um sinal elétrico, o display é chamado de display eletrônico."

Ou seja, alguma tradução adequou "display" como sendo "monitor", que aqui, não se encaixa, está errôneo.

  • Diodo emissor de luz (LED) levava para Diodo emissor de luz, que é um componente eletrônico, mas está errado. O que deveria estar no lugar dele são as telas OLED, e AMOLED, que são produzidas com a mesma tecnologia deste componente.
    Também existem telas de cristal líquido que são retroiluminadas por LED, que são chamadas somente por telas LED.
  • Papel eletrônico, que está categorizado como uma tecnologia de display atual, em vídeo, está correto nesta seção. É categorizado assim porque se entende que ele seja como qualquer outra tela, só que sua taxa de atualização (por conta de sua tecnologia) é muito baixa em comparação com telas de vídeo que estamos acostumados a usar hoje em dia (LCD, Plasma, Led).
  • Projetor Vídeo foi removido porque não é uma tecnologia de display. Refere-se ao equipamento que projeta imagens. Veja Projetor de vídeo. As tecnologias de projetores de vídeo já estavam listadas nesta Predefinição.
  • Foram corrigidos as hiperligações: Fluorescente a vácuo - não existia este artigo, foi listado corretamente; Flip-dot, Split-flap, Autostereoscopic, e Volumetric - não existem estes artigos na nossa Wiki, foram ligados com as respectivas páginas da Wikipedia em Inglês.

Estou aberto à discussões, e trabalhando para trazer artigos que não existem na nossa língua. Filipe Leite (discussão) 19h55min de 3 de julho de 2020 (UTC)