Prensa mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prensa chinesa para fabricação de canivetes e facas

Prensa mecânica é um equipamento utilizado na área industrial ou em oficinas de manutenção em geral.

Descrição

Dependendo da matriz, que é acoplada na prensa, pode ser feito estampo, corte e furos, simultaneamente ou não. Este tipo de máquina é amplamente utilizado no ramo da metalurgia e cerâmico. Prensas mecânicas são usadas na conformação e corte e de materiais diversos. [1]

É uma máquina que basicamente comprimi (prensa) uma matriz contra o materia a ser moldado ou cortado através de movimento de rotação total ou parcial. Pode ser movido pneumaticamente, com motor elétrico ou mecânico através de uma biela.

A força gerada pelas prensas variam ao longo de seu percurso em função do ângulo de aplicação da força. Quanto mais próximo do ponto de impacto, maior será o torque. Como padrão aceito pelos fabricantes, as prensas possuem o ponto de força a cerca de 30 graus nas prensas de redução por engrenagem e em 20 graus nas de volante direto.


Segurança

Atualmente, em diversos países, as prensas de revolução completa (também conhecida como embreagem mecância ou de chaveta) estão proibidas conforme as legislações vigentes. Na Europa, a norma que rege estas prensas é a EN-692:2005 (Na Espanha UNE-EN692:2006 +A1:2009).

Referências

  1. Press, consultado em 24 de novembro de 2009.  (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre mecânica clássica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.