First Folio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Primeiro Folio)
Sumário do First Folio

Mr. William Shakespeares Comedies, Histories, & Tragedies é a primeira coleção publicada das peças teatrais de William Shakespeare. Os estudiosos modernos costumam referir-se a ela como First Folio.

Em 2016 são conhecidos 234 First Folios dos 750 que saíram da tiragem inicial feita por John Hemings e Henry Condell, seis anos após a morte do dramaturgo.

Um exemplar foi encontrado em 2014 nos arquivos da biblioteca de uma pequena cidade no norte de França, Saint-Omer, na região de Pas-de-Calais, e é o segundo exemplar conhecido em França da edição original das obras do dramaturgo inglês, o outro exemplar encontra-se na Biblioteca Nacional, em Paris.

Em 2016, Uma cópia do First Folio foi encontrada no interior de Mount Stuart, uma mansão na ilha escocesa de Bute. O livro esteve guardado na biblioteca da casa durante mais de 100 anos. A cópia de Mount Stuart pertencia originalmente ao editor londrino Isaac Reed que, de acordo com uma carta, o teria adquirido em 1786. Depois da morte de Reed, em 1807, o First Folio foi vendido a um tal “JW” por 38 libras. Depois disso, teria sido comprado por Mount Stuart algures durante o século XIX, uma vez que aparece nos registos da biblioteca em 1896.[1]

As trinta e seis peças do First Folio aparecem na ordem abaixo. Peças que não haviam sido publicadas até 1623 são assinaladas com *.[2]

Comédias
Dramas históricos
Tragédias

Referências

  1. «Shakespeare. Encontrado "First Folio" numa mansão escocesa» 
  2. G. Blakemore Evans, textual editor, The Riverside Shakespeare, Boston, Houghton Mifflin, 1974.
Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.