Saltar para o conteúdo

Iniciador: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luabio (discussão | contribs)
m links+cat:replicação de DNA
Linha 8: Linha 8:
{{Artigo principal|[[PCR]]}}
{{Artigo principal|[[PCR]]}}


A reação em cadeia da polimerase também utiliza iniciadores, porém, neste caso eles são feitos de [[DNA]], porque este é um ácido nucleico menos lábil que o [[RNA]]. Os iniciadores são [[síntese química|sintetizados quimicamente]] de modo a possuir uma sequência nucleotídica específica, previamente determinada de acordo com o trecho de DNA que se deseje amplificar.
A reação em cadeia da polimerase também utiliza iniciadores, porém, neste caso eles são feitos de [[DNA]], porque este é um ácido nucleico menos lábil que o [[RNA]]. Os iniciadores são [[síntese química|sintetizados quimicamente]] de modo a possuir uma sequência nucleotídica específica, previamente determinada de acordo com o trecho de DNA que se deseje amplificar. ai que legal


== Fonte==
== Fonte==

Revisão das 15h02min de 22 de dezembro de 2009

Primers ou iniciadores são segmentos de ácidos nucléicos, com 1 a 60 nucleotídeos, sequência complementar do DNA.

Os primers são necessários para o início da replicação do DNA. Isto porque a DNA polimerase necessita de uma extremidade 3’OH livre para iniciar a síntese de DNA. Durante a replicação do DNA em células os primers são produzidos pela ação da RNA-polimerase especial (primase) - usualmente sintetiza RNA de transcrição 5'-3'. Portanto, na natureza iniciadores são de RNA.

PCR

Ver artigo principal: PCR

A reação em cadeia da polimerase também utiliza iniciadores, porém, neste caso eles são feitos de DNA, porque este é um ácido nucleico menos lábil que o RNA. Os iniciadores são sintetizados quimicamente de modo a possuir uma sequência nucleotídica específica, previamente determinada de acordo com o trecho de DNA que se deseje amplificar. ai que legal

Fonte

  • LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. Tradução de W.R. Loodi, e A.A. Simões. São Paulo: Sarvier, 1995. 839 p. Tradução de: Principles of biochemistry.
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.