Projeção financeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A projeção financeira é a expectativa calculada, de forma racional, que expõe ao longo de um determinado período, a evolução de um determinado investimento, inclusive a criação de novas empresas.

Também conhecida no meio acadêmico como "orçamento empresarial", mas com algumas sutis diferenças que variam conforme a fonte.

É costume de muitos empresários iniciar uma empresa baseando-se somente na sua experiência na área operacional, ignorando a necessidade de ser também um administrador. Por isso, muitas empresas afundam logo no seu início.

Analogia[editar | editar código-fonte]

Imagine que você está a cavalo, galopando numa grande planície. Se houver um abismo à sua frente, é bastante recomendável que possa percebê-lo antecipamente, e que o cavalo obedeça ao seu comando. O abismo vai continuar lá, tudo que você pode fazer é mudar de direção.

Para montar uma projeção financeira, deve-se ter à mão o máximo de informações sobre o funcionamento da empresa, bem como sobre o ambiente em que ela opera, o mercado fornecedor, concorrentes, clientes, mão-de-obra, etc.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.