Projeto de pesquisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Projeto de pesquisa é um documento de fins acadêmicos e científicos que descreve o que alguém investigará, porque isto é importante e como a pesquisa será conduzida. Ao escrever um projeto de pesquisa, espera-se que o autor seja capaz de demonstrar a quem irá avaliá-lo que entende os passos necessários para a condução de uma pesquisa científica e de que forma o estudo será realizado[1].

Segundo Kauane Kovalski, o Projeto de Pesquisa apresenta uma série de funções importantes: (1) pode constituir uma "carta de intenções" através da qual o pesquisador apresenta sua proposta para uma Instituição, (2) pode configurar o retrato de uma pesquisa em andamento, (3) pode se transformar em um precioso instrumento para o diálogo científico e acadêmico, (4) pode configurar um instrumento importante para a elaboração de ideias e para auto esclarecimento de quem o produz, (5) pode funcionar como um eficaz roteiro de trabalho ou instrumento de planejamento, (6) pode desempenhar o importante papel de um instrumento direcionador da pesquisa,[2] entre outras funções importantes.

Um projeto de pesquisa pode assumir vários nomes, dependendo da instituição de ensino, programa de pós-graduação, agência de fomento etc. Em geral, pré-projeto, proposta de pesquisa, projeto de investigação, são nomenclaturas distintas para o mesmo documento[3].

Elementos Pré-textuais[editar | editar código-fonte]

Capa

Folha de rosto (contra capa)

Resumo

Lista de figuras

Lista de tabelas

Lista de abreviaturas e siglas

Lista de símbolos

Sumário ou Índice

Elementos Textuais[editar | editar código-fonte]

Introdução

Justificativa

Objetivos

Hipóteses

Métodos

Resultados esperados

Elementos Pós-textuais[editar | editar código-fonte]

Referências

Apêndice

Anexos

glossário

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Pereira, Diogo; Braga, Fabiane (2020). Pré-projeto Descomplicado (PDF). Rio de Janeiro: Academique. p. 1. 21 páginas 
  2. [BARROS, José D'Assunção. O Projeto de Pesquisa em História. Pretrópolis: Vozes, 2009, p.12]
  3. Pereira, Diogo; Braga, Fabiane. «Minicurso Gratuito - Pré-Projeto Descomplicado». Academique - Assessoria Acadêmica. Academique - Assessoria Acadêmica. Consultado em 23 de novembro de 2020