Protocol data unit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde dezembro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
PDU da camada MAC encapsulada na camada física SDU

Protocol Data Unit ou em Português Unidade de Dados de Protocolo em telecomunicações descreve um bloco de dados que é transmitido entre duas instâncias da mesma camada.

Cada camada recebe a PDU da camada superior como um bloco de dados, adiciona seus cabeçalhos (e em alguns casos, rodapés) de controle, criando a sua própria PDU, num processo chamado de encapsulamento.

Embora seja comum o uso do termo "Pacote" para todas as informações trocadas numa rede, este termo só deve ser aplicado para as PDUs de camada 3 (Rede).

Em algumas camadas, são dados nomes especiais para as PDUs[1]:

Esses nomes também são usados nas camadas correspondentes do Modelo TCP/IP. Nas camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação, as PDUs são chamadas genericamente de "dados" ou "mensagens".

Referências

  1. «Data Encapsulation, Protocol Data Units (PDUs) and Service Data Units (SDUs)». The TCP/IP Guide. Consultado em 13 de março de 2014