Protocolo de Tânger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Protocolo de Tânger, também conhecido como Estatuto de Tânger, refere-se a um acordo internacional, assinado em 1923, que estabeleceu o estatuto internacional da cidade marroquina de Tânger. Isto levou ao estabelecimento da chamada Zona Internacional de Tânger.

História[editar | editar código-fonte]

Na cidade de Tânger estavam instaladas as sedes das delegações diplomáticas no Marrocos desde o final do século XIX.[1] A posição de Tânger e sua influência nas relações diplomáticas já havia se tornado um problema internacional durante a Primeira Crise do Marrocos. Desde o estabelecimento do Protetorado Espanhol do Marrocos, a questão sobre o status da administração desta cidade peculiar estava sendo um quebra-cabeça no tabuleiro internacional.

Bandeira utilizada na Zona Internacional.

Em 1923 foi assinado um acordo que estabeleceu o novo estatuto do território. Sob este acordo, a cidade de Tânger tornou-se uma zona internacional.[2] Este acordo foi assinado por representantes da Espanha, França e Reino Unido, posteriormente aderindo a Itália, Portugal, Bélgica e Países Baixos em 1928.[2]

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Espanha (sob a ditadura franquista) assumiu o controle da cidade em 14 de junho de 1940, tirando proveito da ocupação alemã da França. A partir daí, a cidade se tornou um importante foco de espionagem e contrabando, chegando a ser o centro da espionagem alemã no Norte da África.[3] Com o fim da guerra em 1945, as autoridades franquistas retornaram a cidade ao seu status anterior, sob a pressão das potências aliadas.[4] Naquele ano, a União Soviética passou a estar presente na comissão internacional da cidade. Tânger permaneceu sendo uma zona internacional até o Marrocos tornar-se independente em 1956.

Referências

  1. Cristóbal Robles Muñoz (2006); pág. 107
  2. a b Tangier International Zone
  3. Elvert, Jürgen; Schirmann, Sylvain (2008). pág. 73
  4. Graham H. Stuart (1983). pág. 33

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]