Karamay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Qaramay)
Karamay
Nome oficiais
(zh-CN) 克拉玛依市
(ug) قاراماي شەھىرى
Geografia
País
Região autónoma
Enclave em
Tacheng Prefecture (en)
Área
7 733,91 km2
Departamentos
Dushanzi District (en)
Karamay District (en)
Baijiantan District (en)
Orku, Karamay (en)
Altitude
354 m
Coordenadas
Demografia
População
487 000 hab. ()
Densidade
63 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Assembleia deliberante
Identificadores
Código postal
834000
Prefixo telefônico
990
matrícula
新J
Website
Mapa

Karamay ou Qaramay (também conhecida pelo seu nome chinês de Kelamayí), (em uigur: قاراماي; chinês tradicional: 克拉瑪依, chinês simplificado: 克拉玛依, pinyin: Kèlāmǎyī) é uma cidade-prefeitura no norte da região autónoma de Xinjiang, no noroeste da República Popular da China. O nome "Karamay" provém da língua uigur e significa "óleo negro", devido à quantidade de petróleo nesta zona e que trouxe prosperidade à região em 1955. A cidade-prefeitura tem de norte a sul 240 km e de oeste a leste 110 km . Tem área de 9500 km² e 330 000 habitantes (75% da etnia han).

Distritos de Karamay.

A cidade-prefeitura de Karamay administra 4 distritos (Qū, 区), nos quais se subdivide:

Localização em Xinjiang.

Tem um clima árido frio, com longos invernos frios e muito secos, a primavera e outono são de curta duração e o verão é muito quente e seco. O mês mais frio é janeiro com -11ºC e o mais quente é julho com 40 °C, sendo a média anual de 9 °C. A precipitação anual é de 106 mm.

Em 8 de dezembro de 1994 um grande incêndio deflagrou no Teatro da Amizade (友谊馆) em Karamay, causando a morte de 325 pessoas, incluindo 288 crianças, de acordo com o números oficiais. Muitos professores morreram ao tentar proteger e evacuar os seus alunos do edifício, que não tinha medidas de segurança adequadas. Um espetáculo decorria no momento do incêndio, e uma série de autoridades governamentais aí presentes conseguiram escapar porque viram o fogo e fugiram antes dos restantes indivíduos, tendo sido condenados por negligência a penas de prisão até 5 anos.[1]

Referências

  1. Xinhuanet. "Xinhuanet.com." South China club fire kills at least 43, injures 88. Acesso 2008-09-27.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]