Saltar para o conteúdo

Química: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ceb:Kimika
texto trocado por 'Quimíca seus merdinhas, é quando a mina e cara se entendem, e nada dessas bostas que vocês escrevem.'
Linha 1: Linha 1:
Quimíca seus merdinhas, é quando a mina e cara se entendem, e nada dessas bostas que vocês escrevem.
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
'''Química''' (do egípcio ''kēme'' (chem), significando "terra") é a [[ciência]] que trata das [[substância]]s da [[natureza]], dos [[elemento químico|elementos]] que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação.
Estuda a maneira pela qual os [[elemento]]s se [[ligação química|ligam]] e [[reacção química|reagem]] entre si, bem como a [[energia]] desprendida ou absorvida durante estas transformações.

[[Imagem:Sciences exactes.svg|thumb|right|'''Química''' - O estudo das interações das substâncias químicas e com a energia, baseado nas estruturas dos átomos, moléculas e outros tipos de agregações.]]
== História ==
{{Ver artigo principal|[[História da química]], [[Alquimia]]}}
[[Imagem:Pietro Longhi 021.jpg|thumb|right|200px|''O Alquimista'', de Pietro Longhi]]
A história da Química está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do [[homem]], já que abarca todas as transformações de matérias e as teorias correspondentes.

=== Os primeiros passos ===
A ciência química surge no [[século XVII]], a partir dos estudos de [[alquimia]], populares entre muitos dos [[cientista]]s da época. Considera-se que os princípios básicos da Química se recolhem pela primeira vez, na obra do cientista [[Reino Unido|britânico]] [[Robert Boyle]]: ''The Sceptical Chymist'' ([[1661]]). A Química, como tal, começa um século mais tarde, com os trabalhos do [[França|francês]] [[Antoine Lavoisier]] e suas descobertas em relação ao [[oxigênio]], à lei da [[conservação da massa]] e à refutação da [[teoria do flogisto]] como teoria da [[combustão]].

=== A racionalização da Química ===
Um ponto crucial no desenvolvimento da Química, como [[ciência]], foi a racionalização dos conhecimentos empíricos obtidos, procurando criar [[lei]]s racionais e simplificar, de forma coerente, as informações obtidas. O princípio de conservação da [[massa]] e o entendimento da influência da composição da [[atmosfera]] nos experimentos -- ambos amplamente disseminados a partir dos trabalhos de [[Antoine Lavoisier|A. Lavoisier]], no final do [[século XVIII]]--permitiram que os experimentos se tornassem cada vez mais rigorosos e precisos, em oposição ao caráter qualitativo das experimentações [[alquimia|alquimistas]].

A partir desse momento, a medição de massas assume um caráter fundamental na história da Química, tendo sido esse o principal impulsor para o desenvolvimento da [[balança]], a partir da época de [[Antoine Lavoisier|Lavoisier]], tendo ele próprio construído os equipamentos mais precisos desse período.

=== A hipótese atomística ===
Uma das maiores vitórias da Química, devido ao uso de [[balança]]s nos experimentos, foi, sem dúvida, devida a [[John Dalton]]. Esse cientista inglês ficou intrigado com o fato de que, ao decompor qualquer [[substância]] em seus constituintes mais simples, as razões entre as massas das diversas substâncias obtidas poderem ser sempre escritas a partir de números inteiros de pequeno valor, ocorrendo frequentemente razões, do tipo 1:2, 2:3, 5:2 etc.

Com base nesse curioso dado experimental, [[John Dalton|Dalton]] propôs, em [[1881]], um modelo para a constituição da matéria: tais dados seriam facilmente explicados se toda a matéria fosse constituída por unidades indivisíveis, nomeadas de [[átomos|átomo]] (do grego "indivisível"). Tal conceito, cuja primeira descrição provinha do filósofo grego [[Demócrito]], agora surgia, naturalmente, de medidas quantitativas rigorosas.

=== A racionalização da matéria ===
A teoria atomística de [[John Dalton|Dalton]] teve importantes repercussões. Baseado em dados experimentais, um cientista francês, chamado [[Joseph Proust]], já tinha proposto formalmente o conceito de que toda substância tinha uma composição constante e homogênea. Assim, a [[água]], por exemplo, independente de sua origem, era sempre composta pela mesma proporção de dois gases: [[oxigênio]] e [[hidrogênio]]. Juntando esse conceito e seus postulados atomísticos, [[Dalton]] organizou de forma racional as diversas [[substância]]s conhecidas, criando uma tabela de substâncias que seriam formadas por apenas um tipo de [[átomo]], e [[substância]]s que eram formadas por uma combinação característica de [[átomos]].

Assim, tanto a [[grafite]] como os [[gás|gases]] [[hidrogênio]] e [[oxigênio]], por exemplo, eram formados apenas por um tipo de [[átomo]], enquanto que outras [[substância]]s, como a [[água]], eram formadas pela combinação de dois ou mais [[átomo]]s, nesse caso, dos elementos [[hidrogênio]] e [[oxigênio]] (as dificuldades de obter certos dados com uma precisão razoável levaram [[John Dalton|Dalton]] a propor erroneamente para a [[água]] a [[fórmula]] HO, em vez de H<sub>2</sub>O). Apesar das dificuldades experimentais, [[John Dalton|Dalton]] propôs formulas certas para diversos compostos conhecidos na época, tendo seu trabalho revolucionado de forma definitiva o entendimento da [[matéria]].

== Conceitos fundamentais ==
Fases ou [[Estados físicos da matéria|estados da matéria]] são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. São três os estados ou fases considerados: [[sólido]], [[líquido]] e [[gasoso]]. Outros tipos de fases da matéria, como o [[estado pastoso]] ou o [[plasma]], são estudados em níveis mais avançados de [[física]].

No estado sólido, considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de suas partículas. É particularmente estudado nas áreas da Estática e da Dinâmica. No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e, aproximadamente, o volume; a forma e a posição relativa das partículas não se mantêm. É particularmente estudado nas áreas da Hidrostática e da Hidrodinâmica. No estado gasoso, o corpo mantém apenas a [[quantidade de matéria]], podendo variar, amplamente, a forma e o [[volume]]. É particularmente estudado nas áreas da [[aerostática]] e da [[aerodinâmica]].

Uma [[substância]] possui uma composição característica, determinada, e um conjunto definido de propriedades. Exemplos de substâncias são o [[cloreto de sódio]], a [[sacarose]] e o [[oxigênio]], entre outros. Uma substância pode ser formada por um único elemento químico ([[substância simples]]), como, por exemplo, o [[ouro]], o [[ferro]] ou o [[cobre]], ou por dois ou mais elementos, numa proporção definida ([[substância composta]]), como é o caso do cloreto de sódio (39,34% de sua massa é de sódio e 60,66%,de cloro).

Duas ou mais substâncias agrupadas constituem uma [[mistura]], cuja composição e propriedade são variáveis. O [[leite]], por exemplo, é uma mistura.

Denominam-se [[elemento químico]] todos os átomos que possuem o mesmo [[número atômico]] (Z), ou seja, o mesmo número de [[próton]]s.

Um [[composto químico]] é uma [[substância química]] constituída por [[molécula]]s ou [[cristal|cristais]] de dois ou mais [[átomo]]s, ou [[íon]]s, ligados entre si numa proporção fixa e definida, isto é, as proporções entre elementos de uma substância não podem ser alteradas por processos físicos. Por exemplo, a [[água]] é um composto formado por [[hidrogênio]] e [[oxigênio]], na proporção de dois para um.

Um [[íon]] ou ião é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um [[átomo]] ou [[molécula]] que perdeu ou ganhou [[elétron]]s. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions, ou aniões' (que são atraídos para [[ânodo]]s), enquanto íons carregados positivamente são conhecidos como cátions, ou catiões (que são atraídos por [[cátodo]]s).

Uma [[molécula]] é um conjunto, electricamente neutro, de dois ou mais [[átomo]]s unidos por pares compartilhados de [[elétron]]s ([[ligações covalentes]]), que se comportam como uma única [[partícula]]. Uma [[substância]] que apresente somente ligações covalentes e seja formada por moléculas discretas é chamada de [[substância molecular]], cuja ligação suficientemente forte caracteriza-a com uma identidade estável.

As [[ligações químicas]] são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza, existem, aproximadamente, uma centena de elementos químicos. Os átomos desses elementos químicos, ao se unirem, formam a grande diversidade de substâncias químicas.

[[Energia química]] é a [[energia]] potencial das ligações químicas entre os [[átomo]]s. Sua liberação é percebida mais claramente, por exemplo, numa [[combustão]]. A energia química é liberada ou absorvida em qualquer [[reação química]].

Uma [[reação química]] é uma transformação da matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na [[composição química]] de uma ou mais substâncias [[reagente]]s, resultando em um ou mais produtos.

A [[tabela periódica]] dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos.

=== Leis da química ===
{{Artigo principal|[[Leis da química]]}}

As reações químicas são governadas por certas leis que trazem conceitos fundamentais em Química. Algumas delas são:

* [[Conservação da massa|Lei da conservação das massas]], que, de acordo com alguns físicos modernos, considera que a [[energia]] é conservada, e que massa e energia são [[E=mc²|relacionadas]]; um conceito que se torna importante em [[química nuclear|química]] e [[física nuclear]].
* [[Lei da Conservação de Energia|Lei da conservação da energia]] que conduz aos importantes conceitos de [[Equilíbrio químico|equilíbrio]], [[termodinâmica]], e [[Cinética química|cinética]].
* [[Lei de Proust]] ou "lei das proporções constantes", embora em muitos sistemas (notadamente macromoléculas bioquímicas e minerais) as variedades possíveis tendem a requerer vastos números, e são freqüentemente representados como frações.
* [[Lei das proporções múltiplas]]
* [[Lei de Hess]]
* [[Lei de Beer-Lambert]]
* [[Lei da difusão de Fick]]
* [[Lei de Raoult]]
* [[Lei de Henry]]
* [[Lei de Boyle-Mariotte|Lei de Boyle]] (1662, relacionando pressão e volume)
* [[Lei de Charles]] (1787, relacionando volume e temperatura)
* [[Lei de Gay-Lussac]] (1809, relacionando pressão e temperatura)
* [[Lei de Avogadro]]

== Áreas de estudo e algumas de suas subdivisões ==

== Alerta ==

Antes de adentrarmos nos tópicos e subáreas da Química é preciso refazer o conceito errôneo que existe sobre a mesma. A mídia e os vestibulares fazem da Química uma mera disciplina ou relaciona logo a produto perigoso. É mais fácil divulgar acidentes do que descorbertas. Portanto, temos que nos conscientizar que não existe Química boa e nem Química ruim; tudo depende de quam a utiliza.

A divisão da Química pode ser feita de diversas maneiras.

Por exemplo, a IUPAC divide a química em :

* [[Físico-química|Química física]] e [[biofísica]]
* [[Química inorgânica]]
* [[Química orgânica]] e [[química biométrica]]
* [[Polímero]]s
* [[Química analítica]]
* [[Química]] e [[meio ambiente]]
* [[Química]] e [[saúde humana]]
* [[Nomenclatura química]] e representação estrutural

Mais tradicionalmente, a Química pode, também, ser dividida em diversas modalidades:

* [[Química orgânica]]
:É a ciência da estrutura, das propriedades, da composição e das reações químicas dos [[composto orgânico|compostos orgânicos]] que, em principio, são os compostos cujo elemento principal é o [[carbono]]. O limite entre a [[química orgânica]] e a [[química inorgânica]], que segue, não é sempre nítido; por exemplo, o [[monóxido de carbono|óxido de carbono]] (CO) e o [[dióxido de carbono|anidrido carbônico]] (CO<sub>2</sub>) não fazem parte da Química Orgânica.

* [[Química inorgânica]]
:É o ramo da Química que trata das propriedades e das reações dos [[composto inorgânico|compostos inorgânicos]]. Neste, é incluída a [[geoquímica]]

* [[Físico-química|Físico-Química ou Química Física]]
:É o estudo dos fundamentos físicos dos sistemas químicos e dos processos físicos. Em particular, a descrição energética das diversas transformações faz, por exemplo, parte desse ramo da Química. Nela, encontram-se disciplinas importantes, como a [[termodinâmica]] química e a [[termoquímica]], a [[cinética química]], a mecânica estatística, a [[espectroscopia]] e a [[eletroquímica]].

* [[Bioquímica]] ou Química Biológica
:É o estudo dos compostos químicos, das reações químicas e das interações químicas que acontecem nos [[ser vivo|organismos vivos]].Inclui os subramos da [[química médica]], [[química clínica]], [[química ambiental]], [[toxicologia]] e bioquímica em si. Guardita relação com os outros ramos da química.

* [[Química analítica]]
:É o estudo de amostras de material, para se conhecerem a sua composição química e sua estrutura.

* [[Radioatividade|Química nuclear]]
:É o estudo dos fenômenos materiais e energéticos que aparecem no nível do núcleo dos átomos.

* [[Polímero|Química dos polímeros]]
:Alguns elementos, como o [[carbono]] e o [[silício]], têm a propriedade de poderem formar cadeias repetindo numerosas vezes a mesma estrutura. Essas [[macromolécula]]s têm propriedades químicas e físicas exploradas pela indústria.

=== Química em tópicos ===
* [[Química inorgânica]] - estuda as substâncias inorgânicas.
* [[Química orgânica]] - estuda as substâncias orgânicas.
* [[Química analítica]] - trata da análise química de produtos.
* [[Físico-química]] - estuda as propriedades químicas e físicas da matéria.
* [[Bioquímica]] - trata dos [[reação química|processos químicos]] relativos aos seres vivos.
* [[Química industrial]] - estudo de reações com interesse em processos industriais (ver verbetes [[engenharia química]] e [[cálculo de reatores]]).
* [[Química ambiental]]-estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente
* [[Química medicinal]] - estudo da aplicação da Química ao planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos.
* [[Química Clínica]]- estudo e análise da Química e da Bioquímica do ser humano, em seus estados fisiológicos normal ou patológico.
* [[Toxicologia]]- estuda os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos
* [[Farmacologia]]- estuda como as substâncias químicas reagem com os organismos vivos
* [[Química forense]]- estuda as aplicações das ciências químicas no âmbito judicial e criminal
* [[Petroquímica]] - trata da obtenção e refinação do petróleo.
* [[Mineralogia]]
* [[Engenharia química|Engenharia Química]] - ramo da Engenharia dedicado ao projeto e estudo de Indústrias de Processos Químicos.
* [[Cálculo de reatores|Cálculo de Reatores]] - ramo da Engenharia Química que estuda o projeto de conjuntos de reatores industriais.
* [[Carboquímica]] - trata de processos envolvendo o [[carvão mineral]].
* [[Catálise]] química - trata de procedimentos que alteram a cinética das reações.
* [[Ciência dos materiais]] - trata da composição, resistência e durabilidade de materiais.
* [[Cinética química]] - trata da velocidade das [[reacção química|reações químicas]].
* [[Combustão]] - trata das substâncias usadas na produção de energia.
* [[Eletroquímica]] - trata de reações químicas envolvendo energia elétrica.
* [[Estequiometria]] - Estudo quantitativo acerca dos reagentes e produtos de uma reação química.
* [[Química Quântica]]
* [[Operações Unitárias]] - ramo da Engenharia Química que estuda o projeto de equipamentos industriais de transformações físicas (por exemplo, filtração, destilação, cominuição, decantação, aquecimento), em oposição às Conversões Químicas (Cálculo de Reatores).
* [[Termoquímica]] - trata de reações químicas envolvendo energia térmica.

== Tópicos Especiais ==
* Estudo da [[Corrosão]]
* Estudo da [[Combustão]]
* Estudo das [[Ligação química|Ligações químicas]]
* Estudo dos [[Orbitais atômicos]]
* [[Isomerismo]]
* [[Problemas insolúveis da Química]]
* [[IUPAC|Nomenclatura química]]
* [[Tabela periódica]] -

== Literatura em Química ==
Além dos livros didáticos ou específicos sobre tópicos da Química no mundo, são publicados, diariamente, centenas de artigos técnicos e científicos. Há milhares de jornais e revistas periódicas de Química. A principal fonte de referência para uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados na área química é o [[Chemical Abstracts]], publicado pela [[American Chemical Society]], o qual contém resumos dos principais artigos publicados mundialmente.

== Produtos e substâncias ==
{{Artigo principal|[[Lista de produtos e substâncias químicas]]}}

== Procedimentos e processos ==
* [[Batimento]] | [[Branqueamento]]
* [[Calcinação]] | [[Cromatografia]]
* [[Micro-análise]]
* [[Titração]] | [[Titulação]]

== Equipamentos e instrumentos químicos ==
[[Imagem:Vidrarias de Laboratorio.jpg|right|350px|thumb|[[Vidraria]]s comuns em laboratórios]]

[[balança (instrumento)|balança]] | [[batedeira]] | [[batedor]] | [[balão de borracha]] | [[balão de destilação]] | [[balão volumétrico]] | [[becker]] | [[bico de bunsen]] | [[bureta (instrumento)|bureta]] | [[funil de Büchner]] | [[Mufla]] | [[pipeta]] | [[proveta]] | [[pHmetro]] | [[kitassato]] | [[bomba a vácuo]] | [[colorímetro]] | [[espectrofotômetro]] | [[tubo de ensaio]] | gobelé | caixa de Petri | vidro de relógio | pompete | vareta de vidro | conta-gotas | [[erlenmeyer]] | [[cristalizador]] | tina de vidro | [[tubo de ensaio]] | cápsula de porcelana | [[funil]] | espátula | [[almofariz]] com pilão | [[cadinho]] | manta de aquecimento | ampola de decantação | [[Picnômetro|picnómetro]]]

== {{Ver também}} ==
{{Wiktionary1|Química}}
{{Wikilivros|Química}}
{{Portal-química}}
* [[Anexo:Lista de químicos|Lista de químicos]] - biografias de químicos.
* [[Fórmula química]] - representação dos átomos que compõem um composto químico.
* [[Indicador químico]] - compostos químicos que indicam determinadas propriedades de outros compostos, como o pH ou estado de oxidação.
* [[Nobel de Química]] - lista dos premiados com o Prémio Nobel de Química.
* [[Associações de Química]]
* [[Instituições de Química]]
* [[Indústria química|Indústrias químicas]] - indústrias que utilizam processos químicos (ver também [[Engenharia Química]]).
* [[Periódicos de química]] - lista de periódicos especializados em Química.

== {{Ligações externas}} ==
{{Commons|Chemistry}}
* {{Link|pt|2=http://www.sbq.org.br/|3=Sociedade Brasileira de Química|4= ([[SBQ]])}}
* {{Link|pt|2=http://www.spq.pt/|3=Sociedade Portuguesa de Química|4= ([[SPQ]]])}}
* {{Link|en|2=http://www.acdlabs.com/download/|3=ChemSketch|4= - Software que fornece e desenha compostos químicos}}
* {{Link|pt|2=http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/emergencia.asp|3=Emergências químicas}}
* {{Link|en|2=http://www.acdlabs.com/iupac/nomenclature/|3=IUPAC Nomenclature of Organic Chemistry}}

{{química-rodapé}}
{{ciências-rodapé}}

{{DEFAULTSORT:Quimica}}
[[Categoria:Química]]

{{Link FA|tl}}
{{Link FA|zh-yue}}
{{Link FA|fo}}
{{Link FA|lmo}}

[[af:Chemie]]
[[als:Chemie]]
[[am:የጥንተ ንጥር ጥናት]]
[[an:Quimica]]
[[ar:كيمياء]]
[[as:ৰসায়ন]]
[[ast:Química]]
[[az:Kimya]]
[[ba:Химия]]
[[bar:Chemie]]
[[bat-smg:Kemėjė]]
[[be:Хімія]]
[[bg:Химия]]
[[bn:রসায়ন]]
[[br:Kimiezh]]
[[bs:Hemija]]
[[ca:Química]]
[[cdo:Huá-hŏk]]
[[ceb:Kimika]]
[[co:Chimica]]
[[cs:Chemie]]
[[csb:Chemijô]]
[[cv:Хими]]
[[cy:Cemeg]]
[[da:Kemi]]
[[de:Chemie]]
[[diq:Kimya]]
[[dv:ކީމިއާއީ އިލްމު]]
[[el:Χημεία]]
[[en:Chemistry]]
[[eo:Kemio]]
[[es:Química]]
[[et:Keemia]]
[[eu:Kimika]]
[[fa:شیمی]]
[[fi:Kemia]]
[[fiu-vro:Keemiä]]
[[fo:Evnafrøði]]
[[fr:Chimie]]
[[frp:Ch·imie]]
[[fur:Chimiche]]
[[fy:Skiekunde]]
[[ga:Ceimic]]
[[gan:化學]]
[[gd:Dùileòlachd]]
[[gl:Química]]
[[gu:રસાયણ શાસ્ત્ર]]
[[gv:Kemmig]]
[[hak:Fa-ho̍k]]
[[haw:Kemika]]
[[he:כימיה]]
[[hi:रसायन शास्त्र]]
[[hr:Kemija]]
[[ht:Chimi]]
[[hu:Kémia]]
[[hy:Քիմիա]]
[[ia:Chimia]]
[[id:Kimia]]
[[ie:Chimie]]
[[io:Kemio]]
[[is:Efnafræði]]
[[it:Chimica]]
[[ja:化学]]
[[jbo:xumske]]
[[jv:Kimia]]
[[ka:ქიმია]]
[[kk:Химия]]
[[kn:ರಸಾಯನಶಾಸ್ತ್ರ]]
[[ko:화학]]
[[ku:Kîmya]]
[[kw:Kymystry]]
[[ky:Химия]]
[[la:Chemia]]
[[lad:Kemika]]
[[lb:Chimie]]
[[li:Sjemie]]
[[lmo:Chímica]]
[[ln:Kémi]]
[[lo:ເຄມີສາດ]]
[[lt:Chemija]]
[[lv:Ķīmija]]
[[mg:Simia]]
[[mi:Mātauranga matū]]
[[mk:Хемија]]
[[ml:രസതന്ത്രം]]
[[mn:Хими]]
[[mr:रसायनशास्त्र]]
[[ms:Kimia]]
[[mt:Kimika]]
[[nds:Chemie]]
[[nds-nl:Scheikunde]]
[[ne:रसायनशास्त्र]]
[[nl:Scheikunde]]
[[nn:Kjemi]]
[[no:Kjemi]]
[[nov:Kemie]]
[[nrm:Chimie]]
[[oc:Quimia]]
[[os:Хими]]
[[pa:ਰਸਾਇਣ ਵਿਗਿਆਨ]]
[[pih:Kemistrii]]
[[pl:Chemia]]
[[ps:کيميا]]
[[qu:Chaqllisinchi]]
[[ro:Chimie]]
[[ru:Химия]]
[[sa:रसायनशास्त्रं]]
[[sah:Химия]]
[[sc:Chìmica]]
[[scn:Chìmica]]
[[sco:Chemistry]]
[[sh:Kemija]]
[[simple:Chemistry]]
[[sk:Chémia]]
[[sl:Kemija]]
[[sm:Kemisi]]
[[so:Kimisteri]]
[[sq:Kimia]]
[[sr:Хемија]]
[[ss:Ikhemisi]]
[[stq:Chemie]]
[[su:Kimia]]
[[sv:Kemi]]
[[sw:Kemia]]
[[szl:Chymijo]]
[[ta:வேதியியல்]]
[[te:రసాయన శాస్త్రము]]
[[tg:Химия]]
[[th:เคมี]]
[[tk:Himiýa]]
[[tl:Kimika]]
[[tr:Kimya]]
[[tt:Ximiä]]
[[uk:Хімія]]
[[ur:کیمیاء]]
[[vec:Chìmega]]
[[vi:Hóa học]]
[[vo:Kiemav]]
[[war:Kímika]]
[[xh:IKhemistri]]
[[yi:כעמיע]]
[[zea:Scheikunde]]
[[zh:化学]]
[[zh-classical:化學]]
[[zh-min-nan:Hòa-ha̍k]]
[[zh-yue:化學]]

Revisão das 21h24min de 21 de julho de 2009

Quimíca seus merdinhas, é quando a mina e cara se entendem, e nada dessas bostas que vocês escrevem.