Quivu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa da região leste da República Democrática do Congo

Quivu[1] (Kivu) é uma região e uma antiga província no leste da República Democrática do Congo nas margens do Lago Quivu. Em 1988 a província foi dividida em três províncias, o Quivu do Norte, o Quivu do Sul e Maniema. A capital da Região do Quivu era Bucavu, as capitais das três províncias atuais são Goma, Bucavu e Kindu.

História[editar | editar código-fonte]

A designação "Quivu" é utilizada oficialmente desde 1914, quando o governo colonial dividiu o Congo em 22 distritos. Em 1935, os distritos foram reorganizados em 6 províncias, baptizadas de acordo com o nome da sua capital. A Província de Costermansville foi rebatizada "Província de Quivu" em 1947.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Quivu é também a designação utilizada para toda a região circundante do Lago Quivu, incluindo partes do Ruanda, onde se encontra a maioria da população das região do lago (Gisenyi, Ruanda, com uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, é a maior cidade na região do Lago Quivu [2]). A área tem uma vegetação luxuriante e uma longa época de cultivo devido em parte à alta altitude (1500 m nas margens do lago) e à natureza vulcânica do solo. A região do Quivu é o ponto mais alto do Vale da Fenda (ou Vale do Rift) na África Oriental.

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 
  2. «| Página do Lago Quivu (em Inglês)». Consultado em 31 de outubro de 2009. Arquivado do original em 28 de maio de 2008 

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Democrática do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.