Rabo-de-junco-de-faces-vermelhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRabo-de-junco-de-faces-vermelhas
Urocolius macrourus-20090110B.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coliiformes
Família: Coliidae
Género: Urocolius
Espécie: U. indicus
Nome binomial
Urocolius indicus
(Latham, 1790)

O rabo-de-junco-de-faces-vermelhas (Urocolius indicus) é uma ave coliforme, que pode ser encontrada desde Angola, Congo e Tanzânia, até à ponta Sul de África. Habita a savana, margens de rios, centros habitacionais e zonas agrícolas.

O rabo-de-junco-de-faces-vermelhas é uma ave de pequeno porte, com uma cauda muito comprida, que pode ser quase duas vezes maior que o corpo. A sua plumagem é castanha-clara, com asas e cauda acinzentada. Tem uma pequena crista na cabeça e a zona em torno dos olhos e bico é vermelha. As patas são curtas e também vermelhas.

Estas aves são gregárias e podem ser encontradas em pequenos grupos de cerca de oito indivíduos. A sua alimentação é à base de frutas, mas também consome flores, folhas e por vezes nectar.

A época de reprodução decorre entre Setembro e Fevereiro. O ninho é pouco elaborado, construido com pequenos ramos em forma de taça; se os ramos forem espinhosos, os rabos-de-junco forram o ninho de folhas ou, se disponível, lã de ovelhas. Cada postura contém 2 a 4 ovos brancos, mesclados de vermelho. A incubação demora cerca de duas semanas. Os juvenis permanecem no ninho cerca de 20 dias, após o que passam a acompanhar o grupo na recolha de alimentos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Urocolius indicus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 8 de Novembro de 2006.