Saltar para o conteúdo

Radiofrequência: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 7: Linha 7:
==Ver também==
==Ver também==
*[[Banda (rádio)]]
*[[Banda (rádio)]]
* Rádio
* rádio
{{referências}}
{{referências}}



Revisão das 14h49min de 29 de junho de 2013

Radiofrequência (RF) é a faixa de frequência que abrange aproximadamente de 3 kHz a 300 GHz e que corresponde a frequência das onda de rádio.[1][2][3] RF geralmente se refere a oscilações eletromagnéticas ao invés de mecânicas nessa faixa de frequência, embora exista sistemas mecânicos em RF.

Propriedades especiais da corrente elétrica em RF

As correntes elétricas que oscilam na frequência de rádio possuem propriedades especiais que não são encontradas nas correntes contínuas ou correntes alternadas em baixa frequências. A corrente em RF pode irradiar energia para fora do condutor, no espaço, através de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio); esta é a base da tecnologia de rádio. Elas também não penetram profundamente em condutores elétricos, e acabam fluindo ao longo da superfície; tal característica é conhecida como efeito skin. Correntes em RF podem ionizar o ar facilmente, criando um caminho condutor nele. Esta propriedade é explorada pelas unidades "alta frequência" usadas em soldas de arco que utilizam correntes em frequências mais altas do que a fornecida por sua fonte de alimentação. Quando conduzida por um cabo elétrico comum, a corrente em RF tem uma tendência a refletir nas extremidades do cabo, tais como os conectores e, e retornar de volta ao cabo em direção à fonte, causando uma condição chamada de ondas estacionárias. Esse efeito pode ser evitado com o uso de cabos especiais chamados linhas de transmissão.

Ver também

Referências

  1. RADIOFREQUÊNCIA. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2005, p. 192
  2. ONDA de rádio. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2005, p. 166
  3. Aiha Nonionizing Radiatio Committee. Radio-frequency and microwave radiation. 2004. p. 1
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.