Rato-almiscarado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRato-almiscarado
Ondatra zibethicus.
Ondatra zibethicus.
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cricetidae
Género: Ondatra
Link, 1795
Espécie: O. zibethicus
Nome binomial
Ondatra zibethicus
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica
Distribuição do rato-almiscarado
Distribuição do rato-almiscarado

O rato-almiscarado é a única espécie do gênero Ondatra, é um roedor semi-aquático de porte médio nativo da América do Norte.[1][2]

Nativos da América do Norte, os ratos-almiscarados foram levados para o norte da Europa e para a Ásia no início do século XX. Logo eles se adaptaram a essas regiões.

A pelagem do rato-almiscarado é densa e quente, de cor castanho-avermelhada. Esses animais medem cerca de 33 centímetros de comprimento e possuem membranas nas patas que os auxiliam a nadar. Eles receberam esse nome porque exalam um forte odor de almíscar.

A alimentação dos ratos-almiscarados consiste de plantas aquáticas. Eles costumam ser mais ativos no final da tarde e à noite.

Os ratos-almiscarados vivem em grupos familiares. Sua casa pode ser uma toca ou um buraco na margem de um rio. Eles também vivem em bancos formados por lodo e plantas, em águas rasas. A fêmea do rato-almiscarado pode dar à luz várias ninhadas em um ano. A cada ninhada nascem de um a onze filhotes. Os filhotes nascem cegos, mas depois de um mês já são capazes de se cuidar sozinhos. O rato-almiscarado em geral vive por três anos em seu ambiente.

Em algumas regiões, o rato-almiscarado serve de alimento. Ele também é caçado por sua pele. Esse animal pode tornar-se uma praga quando abre buracos em diques, represas e outras estruturas.

Referências

  1. «Ondatra zibethicus» (em inglês). International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. Consultado em 25 de novembro de 2014 
  2. «rato-almiscarado». Enciclopédia Escolar Britannica. Consultado em 25 de novembro de 2014 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rato-almiscarado