Recuperação da informação em arquivos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde dezembro de 2008). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Dezembro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A guarda de documentos em arquivos facilita a busca de qualquer informação e que esta seja procedida com a maior rapidez possível.

A ação de buscar e utilizar um documento ou conjunto de documentos arquivados denomina-se recuperação. As formas de recuperação de uma informação, contida nós documentos arquivados, é de grandíssima importância; pois quanto mais ágeis forem os recursos para localizar o documento tanto mais eficiente será considerado o sistema de recuperação adotado. Em decorrência da necessidade de localizar os documentos o mais breve possível, eles devem ser sistematicamente dispostos nos arquivos e de forma ordenada, que permitam o uso de indicadores para facilitar a busca.

Os indicadores de localização são obtidos tanto com a utilização de letras como de números, que são os chamados Métodos de Arquivamento; o que utiliza as letras é denominado de Método Alfabético, e o que se utiliza apenas de números, Método Numérico, e o que associa letras e números é chamado Alfa Numérico.

Referências[editar | editar código-fonte]

FEIJO, Virgilio de Melo. Documentação e arquivos: arquivos escolares. Porto Alegre:SAGRA,1998. 147 p.