Rede de área metropolitana sem fio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Uma rede de área metropolitana sem fio (em inglês: wireless metropolitan area network, sigla WMAN) é uma rede de área metropolitana (MAN) sem fio - wireless. Os WMAN baseiam-se na norma IEEE 802.16. A WLAN chega atingir cerca de 4 a 5 quilômetros de alcance. Deve-se destacar a diferença entre WLAN (Wireless Local Area Network) e WMAN pois não são a mesma coisa. Um exemplo de rede que é classificada como WMAN, respeitando o padrão da norma IEEE 802.16, é o WiMAX.

A rede metropolitana sem fios WMAN é também conhecida sob o nome de Anel Local Rádio (BLR). O BLR oferece um débito útil de 1 a 10 Mbit/s para um alcance de 4 a 10 quilômetros, o que destina esta tecnologia principalmente aos operadores de telecomunicação. A norma de rede metropolitana sem fios mais conhecida é o WiMAX, permitindo obter débitos de aproximadamente 70 Mbit/s num raio de vários quilômetros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.