Represa de Yacyretá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Turbinas de Yaciretá

A represa hidroeléctrica de Yacyretá (em português Jaciretá) é uma usina hidrelétrica binacional construída no rio Paraná entre Argentina e Paraguai, tem capacidade instalada de 3,1 mil MW.

"Com uma barragem de 66 km de extensão, Yacyretá foi construída sobre a ilha que leva o mesmo nome, no Rio Paraná, 400 km a jusante da barragem de Itaipu. Cerca de 90% das águas que passam pelas turbinas da Itaipu também passam pelas turbinas de Yacyretá. Os outros 10% vêm de outros tributários do Paraná, especialmente o Iguaçu.

Por estar em uma região de planície, Yacyretá tem um reservatório 1600m², como a queda d’água resultante é bem menor por se tratar de área de planície, sua capacidade instalada é de 3 mil megawatts.

São 20 unidades geradoras de 150 megawatts cada. Toda a energia vai para a região de Buenos Aires. A usina responde por 20% do consumo da capital argentina.

O projeto conta com uma eclusa que permite a passagem de navios, localizada à esquerda da Casa de Força; e, além do Vertedouro Principal, junto à Casa de Força, a usina conta com o vertedouro Aña Cuá, no braço secundário do Rio Paraná, à direita. As obras principais incluem ainda o desvio do Arroio Aguapey, que foi canalizado diretamente para o Paraná a jusante da barragem, para diminuir a área de alagamento e poupar 38 mil hectares de terras agricultáveis do Paraguai."[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. «Itaipu e Yacyretá firmam acordo inédito | ITAIPU BINACIONAL». www.itaipu.gov.br. Consultado em 2016-07-13.