Reputação Digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Reputação Online, Gestão de Reputação Digital ou Online Reputation Management é o monitoramento e análise das informações sobre uma determinada empresa ou pessoa na internet para orientar a percepção da sua imagem na web[1]. A reputação online de um estabelecimento é primeiramente expressa através de seus reviews ou avaliações online de clientes, postados em sites de reviews como, Google My Business, Tripadvisor, Facebook e Consume.

As avaliações online assumiram um papel fundamental na decisão de compra do consumidor. Segundo estudos, 78% dos consumidores dizem confiar em avaliações online tanto quanto recomendações de amigos e parentes.Dessa forma, faz-se absolutamente necessário, para a saúde da reputação online de um estabelecimento,  a gestão dessas avaliações (solicitar avaliações, receber boas notas e responder todas os comentários dos clientes).


Porque é importante monitorar a reputação online do seu negócio[editar | editar código-fonte]

Porque o processo de compra mudou. Hoje, os consumidores então lendo as avaliações dos estabelecimentos, antes de decidir pela compra. Segundo pesquisa, 85% dos brasileiros disseram que avaliações online influenciam na compra (62% disseram que influenciam muito). 


Um estudo mostrou que 57% dos consumidores ignoram estabelecimentos abaixo de 4 estrelas. Em outras palavras, se seu estabelecimento tiver classificação inferior a 4 estrelas, ele será completamente cortado da lista de possibilidades do potencial cliente.

Em uma pesquisa com profissionais de marketing sobre a importância da gestão de reputação online no sucesso das empresas, 54% dos entrevistados afirmaram ser essencial. Por isso, é ALTAMENTE NECESSÁRIO, que os estabelecimentos façam a GESTÃO DE SUAS AVALIAÇÕES ONLINE, para que garantam melhores notas (estrelas) e dessa forma, melhorem cada vez mais sua reputação online para subir no ranking dos resultados de uma busca local.

A análise dos dados obtidos no monitoramento é um ponto chave para atrair mais clientes, melhorar produtos e serviços, melhorar a experiência do cliente além do atendimento e relacionamento, também é possível fazer a gestão de qualidade.


O que é uma busca local?[editar | editar código-fonte]

Uma pesquisa ‘padrão’ se apresenta dessa forma: ‘como consertar óculos torto’. Quando a pesquisa tiver uma intenção de compra, ela será feita assim ‘ótica perto de mim’ ou “ótica em [sua localização]”.

Para esses tipos de consulta, o Google entende que o usuário quer sugestões de empresas próximas ao local dele. Então o Google apresenta uma lista dos estabelecimentos mais relevantes e próximos do consumidor.

De acordo com o ThinkWithGoogle, 50% dos consumidores que realizam uma pesquisa local em seus smartphones visitam uma loja dentro de um dia e 18% dessas pesquisas levam a uma compra dentro de um dia? As avaliações online impactam mais de 15% (Fonte:MOZ- 2018 Local Search Ranking Factors)no ranking de uma pesquisa local. Quanto maior for a posição do seu negócio nos resultados de uma busca local, maior será sua visibilidade, mais usuários visitando seu perfil, e consequentemente, maior tráfego de clientes no seu estabelecimento.

Sinais de que seu negócio tem uma reputação online negativa:[editar | editar código-fonte]

  • Resultados imprecisos de pesquisas – não encontrar nada ou informações insignificantes sobre sua empresa em uma busca no Google;
  • Muitos comentários negativos;
  • Conteúdos com linguagem imprópria;
  • Alto volume de reviews não respondidos;
  • O review mais recente tem mais de duas semanas;
  • Informações incompletas sobre o seu negócio;
  • Perfis sociais abandonados;

Se você identificou um ou mais sinais em seu negócio, inicie imediatamente a gestão de avaliações online. Neste blog post: Gestão de avaliações online: prática essencial para o seu negócio local você encontra um passo a passo de como dá os primeiros passos. Ou aqui as 3 Regras de Ouro para Gestão de Reputação Online

Se você não encontrou nenhum desses sinais em seu estabelecimento, parabéns! Mas, continue monitorando sua reputação online. Neste link Os segredos de uma excelente gestão de reviews: descubra as 5 práticas que irão aumentar seus resultados você encontrará excelentes dicas.

Como conhecer a reputação online de seu mercado:[editar | editar código-fonte]

Tão importante como entender a reputação online de seu negócio é compreender a reputação online de seu mercado.
O Brasil foi pioneiro ao criar o premiado REPTMONITOR, primeiro monitor de reputação online de empresas do mundo, onde pode-se consultar gratuitamente a reputação de milhares de empresas de diversos setores e em diversos de países. O software pode ser utilizado por empresas, institutos de pesquisa, governos e universidades para estudos e pesquisas. A empresa mantenedora do projeto, a brasileira Consume é uma das pioneiras na gestão de reputação online mundial oferecendo diversos softwares e serviços para esta finalidade, tanto para o consumidor final como para empresas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.