Resma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Resma é uma tradicional unidade de medida para contar folhas de papel, exclusivamente de 500 folhas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo resma é derivado da palavra árabe رزمة rizima(h) ou razamâ, que significado fardo, em português[carece de fontes?]. A palavra é o coletivo de papel, com a abreviatura rm.

Representação[editar | editar código-fonte]

Antigamente uma resma correspondia a 480 folhas de papel, ou 20 "mãos" de papel (com 24 folhas cada). Já a resma para impressão era de 516 folhas, provavelmente por causa da quantidade reservada a erros.

Em razão da padronização internacional, o termo "resma" passou a se referir a 500 folhas, 20 mãos de papel (com 25 folhas cada). O antigo valor de 480 folhas passou a ser conhecido como resma curta.

A definição atual reflete a prática corrente de comercialização de papel em pacotes de 500 folhas. Embora exista a comercialização em pacotes com diferentes quantidade de folhas, especialmente de 100 folhas, a nomenclatura resma refere-se exclusivamente aos pacote com 500 folhas. A unidade resma é usualmente empregada na comercialização de papel de vários tamanhos, tipos e cores.

Uma árvore produz de quarenta a quarenta e oito resmas de papel A4[1] (210x297mm), pesando cerca de 2,3 kg cada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87237-7946-221,00-QUANTAS+FOLHAS+DE+PAPEL+DA+PRA+FAZER+COM+UMA+ARVORE.html