Rhinocerophis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde março de 2010).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRhinocerophis
Bothrops asper
Bothrops asper
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Ophidia
Superfamília: Xenophidia
Família: Viperidae
Género: Rhinocerophis
Espécies
Ver texto.

Rhinocerophis é um gênero de serpentes solenóglifas da família Viperidae. Antigamente, pertenciam ao gênero Bothrops, que com a nova nomenclatura foi dividido em três gêneros: Rhinocerophis, Bothropoides e Bothrops.

As espécies que formam o gênero são:

As espécies desse gênero são terrestres, crepusculares e noturnas. Alimentam-se de pequenos roedores, marsupiais e lagartos, podendo predar aves se tiverem oportunidade. São vivíparas. A R. itapetiningae é a menor espécie do gênero, nunca ultrapassando 50 cm. A maior é a R. alternatus, podendo chegar a 1,5m, enquanto R. cotiara e R. fonsecai alcançam 1,2m. R. cotiara e R. fonsecai são espécies bastante confundidas, mas há, porém, uma característica que as difere facilmente: A Rhinocerophis cotiara possui o ventre negro, enquanto a da fonsecai é claro.

Ícone de esboço Este artigo sobre cobras, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.