Robert Charles Sproul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «R. C. Sproul» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
R. C. Sproul
R. C. Sproul
Nascimento 14 de outubro de 1934 (83 anos)
Nacionalidade Estados Unidos
Influências
Escola/tradição Calvinismo
Principais interesses Calvinismo, O Caráter de Deus, Apologética clássica

Robert Charles Sproul, (13 de fevereiro de 1939, em Pittsburgh, Pensilvânia) é um teólogo calvinista estado-unidense e pastor. Ele é o fundador e presidente da Ligonier Ministries (uma organização sem fins lucrativos reformada, sediada em Orlando) e pode ser ouvido diariamente sobre no programa de rádio Renewing Your Mind difundido nos Estados Unidos e em mais 60 países. A Ligonier realiza várias conferências teólogicas a cada ano, incluindo a principal conferência realizada anualmente em Orlando, Flórida, em que Sproul é um dos principais oradores.

Sproul era um dos passageiros no trem de Amtrak que descarrilhou no naufrágio do trem de Big Bayou Canot em 1993, e frequentemente menciona relatos em primeira mão da história.

Educação[editar | editar código-fonte]

Sproul possui diplomas do Westminster College, Pensilvânia (BA, 1961), Pittsburgh-Xenia Theological Seminary (M.Div, 1964), Universidade Livre de Amsterdã (Drs., 1969) e do Whitefield Theological Seminary (PhD, 2001). Ele tem ensinado em numerosas universidades e seminários, incluindo o Reformed Theological Seminary em Orlando e Jackson, Mississippi, e Knox Theological Seminary em Ft. Lauderdale [1]

Um dos mentores de Sproul era John Gerstner, um professor dele no Pittsburgh-Xenia Theological Seminary. Os dois, juntamente com outro estudante de Gerstner, Arthur Lindsley, co-escreveram o livro Apologética Clássica em 1984. O ministério do Dr. Sproul, Ligonier Ministries, fez gravações do Dr. Gerstner ensinando vários cursos sobre teologia e a Bíblia.


Carreira[editar | editar código-fonte]

Dr. Sproul serviu como co-pastor na capela de Saint Andrew, uma congregação em Sanford, Florida. Foi ordenado como um ancião na Igreja Presbiteriana Unida nos EUA em 1965, mas deixou essa denominação por volta de 1975 e se juntou à Igreja Presbiteriana na América. Ele também é membro do Conselho da Alliance of Confessing Evangelicals.

Sproul tem sido um fervoroso defensor do calvinismo em suas muitas publicações impressas, de áudio e vídeo e também é conhecido por sua defesa das abordagens tomistas (clássicas) à apologética cristã, menos comum entre os apologistas reformados, e sua rejeição do pressuposicionalismo em favor da apologética tomista, muitas vezes chamada de "Apologética Clássica". Um tema dominante em muitas das lições de Renewing Your Mind de Sproul é a santidade e a soberania de Deus.

Sproul, um crítico da Igreja Católica Romana e da teologia católica, denunciou o documento ecumênico de 1994 Evangelicals and Catholics Together.

Em 2003, um Festschrift foi publicado em sua homenagem. After Darkness, Light: Essays in Honor of R. C. Sproul (ISBN 0875527043) incluiu contribuições de Robert Godfrey, Sinclair Ferguson, O. Palmer Robertson, Michael Horton, Douglas Wilson, John F. MacArthur e Jay E. Adams.

Em 18 de abril de 2015, Sproul sofreu um acidente vascular cerebral, e foi internado em um hospital. Cinco dias depois, no dia 23 de abril, o Dr. Sproul foi para casa do hospital, sem sofrer quaisquer efeitos nocivos. Ele foi, no entanto, diagnosticado com uma condição diabética.


Publicações[editar | editar código-fonte]

A obra de Sproul A Santidade de Deus é considerada como sua obra seminal sobre o tema do caráter de Deus, e seu livro Not a Chance: The Myth of Chance in Modern Science and Cosmology foi altamente elogiado por aqueles que rejeitam o materialismo defendido por alguns na comunidade científica.

Através do Ligonier Ministries e do programa de rádio Renewing Your Mind e conferências, Sproul tem gerado inúmeras palestras de áudio e vídeo sobre os temas da história da filosofia, teologia, estudo da Bíblia, apologética, design inteligente e vida cristã. Além disso, Sproul escreveu mais de 60 livros e muitos artigos para publicações evangélicas. Ele assinou a Chicago Statement on Biblical Inerrancy, que afirmou a visão tradicional da inerrância Bíblica, e ele escreveu um comentário sobre esse documento intitulado Explaining Inerrancy. Ele também serviu como editor da Reformation Study Bible (ISBN 0-87552-643-8), um projeto de seis anos de duração, que apareceu em várias edições e também foi conhecida como a New Geneva Study Bible.

Em 2006, o Ligonier Ministries lançou o Reformation Trust Publishing com o objetivo de promover a histórica fé cristã protestante reformada por conhecidos pastores reformados, educadores e líderes de igreja na moderna igreja evangélica.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]