Rosental Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rosental Calmon Alves)
Rosental Calmon
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista e professor

Rosental Calmon Alves é um jornalista e professor brasileiro[1], membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira aos 16 anos, em 1968, depois de militar em jornais alternativos do movimento estudantil. Seu primeiro trabalho foi na redação de O Jornal, ainda como estagiário. Em 1969, mudou-se para Vitória, onde trabalhou em diversos jornais[3].

Voltando para o Rio de Janeiro, foi repórter da Rádio Tupi e da Rádio Nacional. Em 1973, entrou para o Jornal do Brasil, no qual trabalhou até 1995, com uma interrupção entre 1984 e 1985, quando foi editor-assistente da revista Veja.

Criou em 1991 o primeiro serviço de notícias em tempo real do Brasil, numa parceria entre o Jornal do Brasil e a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, foi responsável pelo lançamento do JB Online, o primeiro jornal brasileiro na internet.

Em 1996, mudou-se para os Estados Unidos, onde tornou-se professor, Chair em Jornalismo e Chair em Comunicação da Unesco na Universidade do Texas, em Austin. Assumiu também o cargo de diretor do Knight Center for Journalism in the Americas. Em 1997, criou o curso de jornalismo online na universidade[4].

Referências

  1. Rosental Calmon Alves Arquivado em 11 de maio de 2012, no Wayback Machine.. Investigative Reporting Workshop
  2. «Our Journalists: Brazil» (em inglês). icij.org. Consultado em 4 de abril de 2016. Arquivado do original em 16 de abril de 2016 
  3. Entrevista: Rosental Calmon Alves. Profissão Repórter, outubro de 2001
  4. Rosental Calmon Alves (Centro Knight para Jornalismo nas Américas). ABRAJI

Ligações externas[editar | editar código-fonte]