Rugby em cadeira de rodas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde maio de 2014).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Jogadores dos Estados Unidos e Canadá num jogo de rugby em cadeira de rodas

Rugby em cadeira de rodas, desporto também chamado de Quad-rugby nos Estados Unidos[1] , é para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros (ex:lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação).

Criado em Winnipeg, Canadá no final da década de 1970[2] , como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.

Entrou como desporto de demonstração nos jogos de Atlanta em 1996, e defintivo nos jogos de Sydney em 2000[2] . É praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino[3] . O objectivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário[4] .

Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de vôlei.A Seleção com mais vitórias e medalhas é os Estados Unidos.

Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gera competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções brasileiras, adulto e universitária.

Referências

  1. «U.S. Paralympics: Wheelchair Rugby». U.S. Paralympics. Consultado em 9 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  2. a b «Rugby em Cadeira de Rodas». Comitê Paralímpico Brasileiro. Consultado em 9 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  3. «Introduction to Wheelchair Rugby». Internation Wheelchair Rugby Federation. Consultado em 9 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  4. «Basic Rules of the Game». IWRF Wheelchair Rugy Ready. Consultado em 9 de outubro de 2015.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.