Segu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ségou)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Segu
—  Comuna e cidade  —
Trabalhadores de Segu
Trabalhadores de Segu
Segu está localizado em: Mali
Segu
Localização de Segu na região homônima
Coordenadas 13° 27' N 6° 16' O
País Mali
Região Segu
Circunscrição Segu
Área [1]
 - Total 37 km²
Altitude 294 m
População (2009) [2]
 - Total 130 690
    • Densidade 3 500 hab./km²
Fuso horário GMT (UTC+0)

Segu (em francês: Ségou) é uma cidade do Mali, localizada a 235 quilômetros a nordeste de Bamako, nas margens do Rio Níger. Foi fundada pelo bozos em 1620, em uma localidade cerca de dez quilômetros de onde fica a cidade atualmente.

Segu é capital da quarta maior região administrativa do Mali, de mesmo nome. A cidade passou por diversas conquistas e mudanças de governo, mas sempre se beneficiou do comércio com centros comerciais próximos, como Jené e Tombuctu. Com 100 000 habitantes, é a terceira maior cidade do Mali.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade prosperou após Biton Mamari Culibali tornar-se rei em 1712 e fundar o Império de Segu (ou Bamana). O império declinou gradativamente e foi conquistado por Alhaji Omar Tal, líder do Império Tuculor, em 1861. O exército francês conquistou a cidade em [1892.

Referências

  1. «Country-Region List». Common and Fundamental Operational Datasets Registry: Mali. United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs. Consultado em 13 de março de 2014. 
  2. «Resultats Provisoires RGPH 2009 (Région de Ségou)» (PDF). République de Mali. Institut National de la Statistique. Consultado em 13 de março de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Mali é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.