Símbolo da paz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Símbolo da paz nos moldes hippies
Um pombo branco com um ramo de oliveira

Existem muitas variantes do símbolo da paz como por exemplo o pombo, o ramo de oliveira, e o logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear, muito lembrado pelos hippies, que são provavelmente os mais famosos.

Símbolos da paz[editar | editar código-fonte]

O pombo e o ramos de oliveiras[editar | editar código-fonte]

No cristianismo e no judaísmo, um pombo branco é um símbolo da paz. Isso vem do Antigo Testamento: um pombo teria sido solto por Noé depois do dilúvio para que ele encontrasse terra. O pombo então volta carregando um ramo de oliveira em seu bico e Noé constata que o Dilúvio havia baixado e que novamente havia terra para o Homem. (Gênesis 8:11). Isso simbolizava que Deus havia terminado a sua "guerra" contra a humanidade. O aparecimento do arco-íris (Genesis 9:12-17) ao final da história do Dilúvio também representa a paz, por onde Deus direciona o seu "arco" contra si mesmo, um antigo sinal de cessão de hostilidade. O tema também pode representar a "esperança pela paz" e até mesmo a oferta de um homem a outro, como na frase "estenda um ramo de oliveira". Comumente, o pombo é representado ainda em vôo para lembrar a quem vê o seu papel como mensageiro.


Com certeza esse é um dos símbolos mais famosos junto com a cruz cristã, a suástica e mais alguns outros…

A origem pacifista se deu há uns 50 anos atrás. Foi desenhado para servir de logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear. Duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada justamente pelo ícone que, posteriormente, seria conhecido mundialmente.

O símbolo foi desenhado por Gerald Holtom (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial) a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado em toda comunicação marítima, o que, portanto, assinava sua legalidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

O símbolo da paz, foi criado e desenhado em 1958.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]