SV Wilhelmshaven

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SV Wilhelmshaven
Nome SV Wilhelmshaven
Fundação 1905
Estádio Jadestadion
Capacidade 7.500
Presidente Dr. Hans Herrnberger
Treinador(a) Wolfgang Steinbach
Competição Regionalliga Nord (IV)
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Sport-Verein Wilhelmshaven e.V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada em 1905, sediada em Wilhelmshaven, na Saxônia.

História[editar | editar código-fonte]

SpVgg Wilhelmshaven

O SpVgg Wilhelmshaven foi formado como FC Comet, em 1905 e foi rapidamente rebatizado FC Deutschland Wilhelmshaven. Em 1912, foi acompanhado pelo Heppenser BSV e, mais tarde, em 1924, fundiu-se com o Wilhelmshaven VfB para se tornar o Wilhelmshavener SV 1906.

Em 1939, o SV 06 fundiu-se com o VfL 1905 Rüstringen para criar o Wilhelmshaven SpVgg. O clube imediatamente ganhou a promoção para a primeira divisão, a Gauliga Niedersachsen, uma das dezesseis criadas de acordo com a reorganização do futebol alemão sob o domínio do Terceiro Reich em 1933. O clube ganhou dois títulos consecutivos na recém-formada Gauliga Weser-Ems, em 1943 e 1944, mas foi incapaz de passar das oitavas de final nos play-offs para a fase nacional.

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial o SpVgg foi dissolvido como foram muitas outras organizações na Alemanha, incluindo as esportivas. Em 1952 a agremiação foi recriada. Em 1972, ocorreu a fusão com o TSV Germania para formar uma associação sob a denominação atual SV Wilhelmshaven.

O time passou suas primeiras três temporadas na Regionalliga Nord (II)/ Nord 2. Bundesliga, mas depois caiu para o terceiro nível, a Amateur Oberliga Nord. O SV foi relegado à Niedersachsen Verbandsliga (IV), pela primeira vez, em 1980, e desde então tem alternado entre as terceira e quarta divisões.

Em 1992, o SVW fundiu-se com o TSR Olympia Wilhelmshaven, mas os futebolistas deste preferiram continuar disputando o circuito local. O SVW passou a viver uma crise em 2000, e depois de ter sido recusada a autorização da Associação Alemã de Futebol para uma fusão que preveria o retorno dos atletas do Olympia.

O SV Wilhelmshaven obteve um bom desempenho na Oberliga Nord (IV). Na temporada 2005-2006 a equipe voltou para a Regionalliga Nord (III), pondo fim a uma breve estada de cinco anos na quarta divisão. Contudo, o time terminou em último na temporada seguinte, voltando à Oberliga. Na temporada 2009-2010 da Regionalliga, o SVW terminou em segundo lugar na tabela final da temporada do Norte, conseguindo evitar o rebaixamento que se avizinhava. O décimo-terceiro lugar na temporada 2010-2011 manteve o time na mesma divisão.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]