Sainte-Thérèse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sainte-Thérèse é uma cidade do Canadá, província de Quebec. Sua área é de 9,58 km quadrados, e sua população é de 24 269 habitantes (do censo nacional de 2001).

História[editar | editar código-fonte]

Em 23 de setembro de 1683, em reconhecimento do seu serviço militar, Joseph-Antoine de La Barre (governador de Nova França) comete senhoria Thousand Islands para Michael Sidrac Dugué Boisbriand. A exploração do senhorio de 9 milhas quadradas começa em 1714, quando Maria Thérèsa Dugué Boisbriand e seu marido Charles Piot Langloiserie para tomar posse do Seigneurie. Em 1715 Langloiserie morre e sua esposa, não tendo energia para cuidar da obra de assentamento, deixando o Senhorio abandonado.

Não até que em 1743, quando Suzanne Langloiserie e seu marido Jean-Baptiste Celoron Blainville tomar posse da terra. Em 15 de outubro de 1789, Marie-Anne Teresa de Blainville, que Seigneurie de Blainville foi legada juntamente com sua irmã Marie-Hypolite Blainville, inaugurou a Santa Teresa de Jesus Parish.[1]

Em 1 de junho de 1849, a Teresa Vila de Santa nasceu na sequência de um pedido da Louis Hammer, Paul Filiatrault e José-Benjamin Lachaîne do Conselho das paróquias de Terrebonne County. A Vila vai se tornar oficialmente uma cidade em 1916.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Sainte-Thérèse está localizada no cruzamento de duas rodovias importantes, a 15 e a 640, 23 quilômetros ao norte de Montreal. Faz parte da MRC Thérèse-De Blainville, localizada na região administrativa dos Laurentianos.[2]

Referências

  1. «Histoire et patrimoine - Ville de Sainte-Thérèse». www.sainte-therese.ca. Consultado em 18 de fevereiro de 2022 
  2. «Territoire - Ville de Sainte-Thérèse». www.sainte-therese.ca (em francês). Consultado em 26 de julho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.